Image

De cada dez carros vendidos no mundo, um é da Toyota, mostra ranking

03

mai
2019

A Toyota mantém confortável vantagem sobre a Volkswagen e segue como a marca que mais vende automóveis no mundo em 2019, segundo relatório da consultoria automotiva Focus2Move divulgado nesta sexta-feira (3). Aproximadamente um em cada dez carros emplacados globalmente até o final de março são da japonesa.

CARSALE RECOMENDA:
+ Conheça a Mitsubishi L200, picape casca-grossa
+ Prefere SUV? Tem o Mitsubishi Eclipse Cross
+ Suzuki Vitara: estilo que faz sentido

O total de automóveis emplacados globalmente no primeiro trimestre foi de 21.009.192 unidades, um recuo de 7,4% em relação ao mesmo período de 2018.

No total, a Toyota vendeu 2.112.194 unidades até o final de março. A Volks chegou a 1.543.675, uma diferença de 568.519 veículos que tende a aumentar até o último dia de 2019: a marca alemã tem registrado queda nas vendas mensal e acumulada, enquanto a japonesa mantém desempenho estável em ambas as métricas.

SAIBA MAIS:
+ Vendas de veículos novos no Brasil sobe 8,7% no quadrimestre

O ranking da Focus2Move — que aborda marcas, e não grupos (leia mais abaixo) — revela uma situação inusitada para a Ford, atual terceira colocada. As vendas da marca americana caem em percentuais de dois dígitos (cerca de 14% de retração), mas seus resultados financeiros do primeiro trimestre, recém-divulgados nos Estados Unidos, foram bons e agradaram ao mercado.

Isso mostra que a decisão da Ford de encerrar sua linha de sedãs e hatches e priorizar SUVs e picapes pode ter sido acertada: com menos modelos em oferta, é natural que as vendas caiam — mas a lucratividade dos produtos mais caros é maior.

O top 5 das marcas automotivas completa-se com mais duas asiáticas: Honda e Nissan, que trocaram de posição em relação a 2018. A vantagem da Honda, no entanto, ainda é bastante apertada: apenas 2.274 unidades (1.149.718 a 1.147.444).

Hyundai, Chevrolet, Kia, Mercedes-Benz e BMW completam o top 10. Renault, Audi, Peugeot, Maruti (Índia) e Mazda vêm em seguida; a chinesa melhor colocada é a Geely, em 17º lugar. A Fiat aparece em 20º.

GRUPOS — O ranking dos grupos automotivos inverte as duas primeiras posições: Volkswagen (Volks, Audi, Skoda, Seat, Bugatti, Lamborghini, Bentley e Porsche) lidera com 2,4 milhões de vendas no primeiro trimestre, seguido de Toyota (Toyota, Daihatsu, Lexus e Scion) com 2,35 milhões.

O terceiro lugar ficou com a Renault-Nissan (Renault, Nissan, Mitsubishi, Dacia, Lada, Infiniti, Datsun, Renault Samsung, CMC e ZNA) com 2,32 milhões; O quarto, com a General Motors (Chevrolet, buick, Cadillac, Holden, Ravon, Wuling e Baojun) emplacando 1,8 milhão; e o quinto com a Hyundai (Hyundai, Kia, Genesis), emplacando 1,69 milhão.

Imagem: divulgação
“Carsale Recomenda” é uma ação publicitária independente do conteúdo editorial