Image

Lançamento global do Volkswagen Golf 8 atrasa por medo de hackers

25

abr
2019

A apresentação mundial do Volkswagen Golf de 8ª geração estava marcada para o próximo Salão de Frankfurt, que abre ao público em 12 de setembro. Mas os planos da montadora alemã tiveram de ser adiados, e o renovado hatch médio só poderá ser mostrado depois do evento.

O carro está prontinho para as ruas, como mostram imagens publicadas pelo site sul-africano Wheels24 e reproduzidas nesta reportagemMas, como explicam os executivos da Volks à imprensa alemã, o problema está nos softwares embarcados no carro — especialmente os que dependem de updates remotos feitos com envio de dados (como os de sistema operacional, ou de aplicativos).

VW Golf 8 flagrado na Alemanha

VW Golf 8 flagrado na Alemanha

Segundo Jürgen Stackmann, chefão da VW, citado pelo Automotive News, o novo Golf “tem dez vezes mais linhas de código que um smartphone”. O problema, diz ele, não é só a complexidade tecnológica, mas também a vulnerabilidade do carro a ataques de hackers ou mesmo a interferências ambientais.

Como as atualizações de software e de conteúdos embarcados no novo Golf são feitas após a entrega do veículo ao consumidor, há também uma questão de homologação — os updates não podem mudar a configuração original do carro em quesitos como segurança e emissões, entre outros.

Por ora, a VW mantém a data de início das vendas do Golf 8 para fevereiro de 2020 — ou seja, só a estreia global está atrasada. Quanto ao Brasil, fica a dúvida se a empresa sequer se preocupará em oferecer a nova geração; do Golf 7, somente o esportivo GTI 2.0 turbo está disponível, a R$ 151.530. As demais versões — com motores e preços menores — saíram de linha devido à baixa procura.

Imagens: reprodução