Image

Substituto do Lamborghini Aventador será híbrido com três motores elétricos e mais de 1.000 cv

17

abr
2019

Lançado em 2011 (com um facelift em 2016), o Lamborghini Aventador ganhará um sucessor híbrido nos próximos anos. Segundo a revista Car Magazine, o novo superesportivo será um monstro em termos de potência e desempenho.

A publicação diz que o novo modelo topo de linha da marca italiana também será equipado com um motor V12 aspirado. A dúvida é se esse propulsor será uma versão aprimorada do 6.5 V12 usado no Aventador ou uma unidade totalmente nova – certamente com mais potência superior aos 760 cv do Aventador SVJ.

Para se manter no topo da cadeia dos superesportivos, a Lamborghini adotará uma série de tecnologias focadas em desempenho, apostando em um conjunto híbrido formado pelo motor V12 a combustão combinado a três propulsores elétricos para superar os 1.000 cv de potência.

Dois desses motores serão instalados no eixo dianteiro, enquanto o terceiro servirá como fonte de potência extra às rodas traseiras. A alimentação do “trio elétrico” será feita por baterias instaladas na seção central do chassi, enquanto a entrega de força do conjunto híbrido ao sistema de tração integral ficará por conta de uma transmissão automatizada de dupla embreagem.

Além disso, o novo supercarro poderá ser construído com uma estrutura de fibra de carbono do tipo monocoque, semelhante à usada na La Ferrari.

Os detalhes técnicos e a previsão de lançamento da novidade ainda são mantidos em segredo, mas o chefe de tecnologia da Lamborghini, Maurizio Reggiani, confirmou que a marca terá, de fato, um superesportivo híbrido.

“O sucessor do Aventador será naturalmente aspirado e híbrido plug-in (pode ser recarregado em tomadas elétricas) porque é a melhor combinação de emoção e DNA [esportivo] para a Lamborghini. No momento não é um problema homologá-lo mundialmente. Estou confiante que o novo Aventador atenderá às normas de emissões Euro 7 sem precisar adotar turbocompressores. Em vez disso, vamos fazer um modelo híbrido emocional, sexy e que os clientes vão querer comprar. Esse é o desafio”, explicou Reggiani.

Fotos: Lamborghini Aventador Roadster SVJ e Aventador Terzo Millennio Concept (Divulgação)