Image

Fora de linha há mais de 20 anos, Peugeot 405 renasce… no Azerbaijão

10

abr
2019

Fora de linha na Europa há mais de 20 anos, o Peugeot 405 começou a ser montado no Azerbaijão pela joint venture formada pela empresa local AzerMash OJSC e a iraniana Iran Khodro (Automóveis Iranianos), também conhecida como Ikco.

Lançado na França em 1987, o sedã será montado em uma nova fábrica construída na cidade de Neftçala, localizada a cerca de cem quilômetros da capital Baku. A unidade tem capacidade para montar 10 mil veículos por ano – inicialmente para abastecer somente o mercado local.

Batizado de Peugeot Khazar 406, o modelo nada mais é que uma atualização do sedã 405, produzido ininterruptamente pela Ikco no Irã desde 1991.

O Khazar 406 conta com algumas atualizações em relação ao 405 original (que chegou a ser vendido no Brasil na década de 1990). O modelo ganhou novos faróis, lanternas bicolores, sensores de estacionamento e até mesmo o logotipo usado pela Peugeot nos anos 2000.

O interior recebeu um toque mais moderno, com o uso de materiais de diferentes tonalidades e apliques que imitam madeira no painel. O Khazar 406 conta ainda com bancos dianteiros com ajustes elétricos, airbags frontais, ar-condicionado automático e rádio com tocador de CD e MP3.

As motorizações disponíveis são a 1.8 (XU7) a gasolina de 100 cv de potência e a 1.6 (TU5) turbodiesel de 105 cv. O carro das fotos possui transmissão automática (aparentemente uma caixa de quatro velocidades).

A Ikco também produz os sedãs Dena, Samand e Soren, além da picape Arisun, todos baseados na antiga plataforma do 405.

A empresa iraniana ainda fabrica o Peugeot 405, mas a empresa teve as relações com a marca francesa cortadas em 2012. Sob pressão da General Motors, a Peugeot passou a respeitar o embargo comercial imposto contra o Irã.

Sem os componentes importados da França, a Ikco recorreu a empresas chinesas para continuar operando. Após retomar a relação com a Peugeot, ela começou a fabricar o SUV 2008, além de versões próprias da dupla 206 e 207, nas carrocerias hatch e sedã.

Fotos: Reprodução internet