Image

FCA e PSA cogitam união para desenvolver “super plataforma” de carros

03

abr
2019

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e a PSA (Peugeot-Citroën) estão cogitando iniciar uma parceria para compartilhar investimentos e construir carros destinados ao mercado europeu. A união entre as duas empresas daria origem a uma “super plataforma” que seria utilizada em novos modelos para reduzir os custos, de acordo com informações apuradas pela agência Bloomberg.

Acredita-se que as primeiras informações oficiais sobre a parceria serão divulgadas até o final do primeiro semestre.

No atual cenário, cada vez mais montadoras estão unindo forças para compartilhar investimentos, já que a indústria automobilística está passando por um momento de transição, impulsionada pelo desenvolvimento de carros elétricos, autônomos e regras de emissões de poluentes mais rigorosas. Esses fatores forçam a indústria a procurar alternativas além dos tradicionais motores a combustão.

Nesse sentido, Ford e Volkswagen já anunciaram um acordo formal de aliança para desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022. As duas gigantes também sinalizaram a intenção de estudar uma colaboração para criar veículos autônomos, elétricos e serviços de mobilidade.

Outro exemplo de união de marcas é a BMW e e Daimler, dona da Mercedes, que vão trabalhar em conjunto para desenvolver carros autônomos de nível 4 até 2020.

Imagens: Divulgação