Image

Novo Hyundai HB20S é flagrado em testes; estreia será no segundo semestre

08

mar
2019

Lançado em 2012, o Hyundai HB20 será atualizado ainda este ano para manter o posto de segundo carro mais vendido do Brasil ou, quem sabe, ameaçar a hegemonia do Chevrolet Onix. Existe a possibilidade de a marca sul-coreana apresentá-lo no segundo semestre como uma “nova geração”, mas o compacto deverá sofrer apenas uma reestilização mais profunda, inspirada no conceito Saga EV mostrado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo.

Tanto o hatch quanto o sedã HB20S seguirão o estilo aplicado no Elantra. Os faróis serão triangulares com projetores do tipo canhão, enquanto a grade em formato hexagonal terá maiores proporções. Nas imagens publicadas pelos colegas do Volta Rápida, um protótipo do HB20S flagrado em testes numa rodovia entrega que no sedã a placa traseira será deslocada da tampa do porta-malas para o para-choque.

Projeção do designer Kleber Silva dá uma ideia de como deverá ser a dianteira do novo Hyundai HB20

Estruturalmente, o novo HB20 manterá a plataforma atual. No entanto, o jornalista Glauco Lucena, do site AutoBuzz, apurou que o compacto ganhará cerca de 5 centímetros na distância entre-eixos (chegando a 2,55 metros) para se aproximar das medidas internas dos novos concorrentes, como os hatch e sedã da Fiat (Argo e Cronos), Toyota (Yaris), Volkswagen (Polo e Virtus), além da nova geração da dupla Chevrolet Onix e Prisma.

As motorizações flex 1.0 de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros ganharão melhorias voltadas à eficiência energética, uma vez que ambas não são referência em consumo quando comparadas com o que os concorrentes oferecem. Um motor 1.0 turbo com injeção direta também é cotado para as versões mais caras (possivelmente no lugar do 1.6 aspirado).

Imagens: Volta Rápida e Bobadream
Projeção: Kleber Silva