Image

Conheça a “golden limo” do presidente russo

08

mar
2019

Nos Estados Unidos, os presidentes se deslocam a bordo de um Cadillac modificado e ultrasseguro, carinhosamente apelidado de “A Fera” (em inglês, The Beast).

Na Rússia, Vladimir Putin é citado como cliente preferencial (e, de propósito ou não, garoto propaganda) de um certo Aurus Senat L700, sedã gigante com linhas obviamente copiadas de Rolls-Royce e Bentley que pesa mais de 6 toneladas em sua versão com blindagem extrema.

Aurus Senat exibido no Salão de Genebra

Aurus Senat exibido no Salão de Genebra

Apresentado no Salão de Genebra (em andamento na cidade suíça) numa unidade dourada que, dizem os executivos, foi efetivamente usada (e também guiada) por Putin, o Aurus Senat — cujo lançamento no mercado europeu está previsto para 2020 — possui motor V8 4.4 e deverá oferecer em breve opção mais poderosa, com trem-de-força V12 6.6 e câmbio de 9 marchas.

A versão sem blindagem mede 5,6 metros e pesa 2,7 toneladas; a blindada ganha exatamente 1 metro e pesa 6,2 toneladas.

O público-alvo do Aurus Senat fora da Rússia seria formado por CEOs, bilionários indiscretos e popstars. As vendas devem começar em 2020 ou 21. Os preços ainda não foram divulgados.

O Aurus Senat foi criado pela NAMI, agência de desenvolvimento automotivo e industrial criada logo após a Revolução de 1917. Sua missão inicial era importar e “estudar” carros ocidentais. O primeiro modelo próprio surgiu em 1928.

Imagens: reprodução/agência TASS