Image

Salão de Genebra 2019 tem poucas novidades que interessam ao Brasil

06

mar
2019

Embora seja um evento voltado ao mercado europeu, o Salão de Genebra (Suíça), que abre suas portas ao público amanhã (7), antecipa algumas novidades que devem desembarcar no Brasil. Na edição deste ano, o evento será o palco para alguns modelos que chegarão por aqui nos próximos anos, como as novas gerações dos compactos Peugeot 208 e Renault Clio, além do reestilizado Mitsubishi ASX (confira abaixo).

Peugeot 208

A Peugeot não confirma, mas o novo 208 será feito na Argentina ainda no primeiro semestre deste ano para chegar ao Brasil em 2020 – tanto que a fábrica da PSA no país vizinho está com as suas atividades paralisadas para a atualização da linha de produção. O hatch será construído a partir da plataforma modular CMP (Common Modular Platform) e será equipado com um novo motor 1.5 de três cilindros cuja potência ainda não foi divulgada.

Renault Clio
A quinta geração do Renault Clio foi revelada na Europa e poderá servir de base para a nova geração do Sandero (prevista para estrear em 2022), caso não seja efetivamente produzida e comercializada por aqui. A marca pretende se distanciar dos produtos da subsidiária romena Dacia. O novo Clio será construído sobre uma plataforma inédita, que permite receber novos componentes eletrônicos.

Mitsubishi ASX
O veterano SUV está prestes a completar uma década de vida e recebeu mais uma reestilização para tentar se atualizar perante os novos concorrentes. O visual externo adota a nova identidade da Mitsubishi, enquanto o interior recebeu retoques e uma nova central multimídia. A atualização deverá chegar ao ASX feito em Goiás somente no final de 2020.

Jeep Renegade e Compass híbridos
A novidade antecipa a motorização Firefly 1.3 turbo prevista para estrear no Renegade brasileiro em 2020. As novidades mostradas em Genebra utilizam o propulsor para tracionar as rodas traseiras, enquanto um motor elétrico com autonomia de 50 km impulsiona as rodas dianteiras quando necessário o uso da tração 4×4. A bateria pode ser recarregada em tomadas convencionais. Segundo a FCA, o conjunto entrega 240 cv de potência.

Fiat Centoventi
A Fiat celebra os seus 120 anos com o conceito Centoventi (cento e vinte em italiano). O compacto elétrico supostamente antecipa uma nova geração do Panda para o mercado europeu. Para o Brasil, o Centoventi dá pistas sobre o SUV compacto que a marca desenvolve por aqui. Equipado com um motor elétrico, o conceito tem autonomia entre 100 e 500 km, segundo a Fiat.

Fotos: Divulgação