Image

Volvo decide limitar todos os carros a 180 km/h em 2020

04

mar
2019

A fabricante de carros sueca Volvo decidiu levar sua tradição em segurança automotiva ao extremo: a partir do ano que vem, todos os seus modelos sairão de fábrica com velocidade máxima limitada a 180 km/h.

A medida faz parte do plano Vision 2020, cuja ambiciosa meta é zerar as mortes no trânsito a bordo de um veículo Volvo já em 2020.

“A Volvo é líder em segurança: sempre fomos e sempre seremos”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo, num comunicado à imprensa. “Nossas pesquisas indicam quais são as áreas problemáticas e, se é verdade que limitar a velocidade não resolve tudo, vale a pena fazê-lo mesmo que apenas uma vida seja salva.”

O SUV XC90, considerado o modelo mais importante da Volvo atualmente, já tem limitação de velocidade, mas bem mais “generosa”: 210 km/h. É um número próximo aos 250 km/h a que são restritos os carros vendidos na Alemanha — talvez o único país desenvolvido que possui alguns trechos de autoestradas com velocidade livre.

O anúncio da Volvo foi recebido com críticas, já que — exceto a já citada Alemanha — praticamente em nenhum lugar é permitido guiar a mais de 180 km/h legalmente. Os limites de velocidade mais generosos na Europa, principal mercado da Volvo, não passam de 130 km/h.

Também não haverá nada que impeça os motoristas de guiar a 179 km/h numa área urbana em que a máxima é 40 km/h por exemplo. E, claro, acidentes a velocidades muito mais baixas podem ser letais também.

A reportagem do Carsale aguarda um retorno da Volvo brasileira sobre uma eventual limitação de velocidade nos carros vendidos no mercado local.

Imagem: Divulgação

Tags