Image

Segredo: Fiat trabalha em SUV baseado na nova geração da plataforma do Argo

28

fev
2019

Após o lançamento do Volkswagen T-Cross, a Fiat sobrou como a única das marcas tradicionais a não possuir um utilitário esportivo ou crossover compacto no mercado brasileiro. Mas a ausência da empresa no segmento mais concorrido dos últimos anos deverá durar apenas até 2021. Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a Fiat já trabalha no desenvolvimento de um SUV baseado na nova geração da plataforma do Argo.

+ Conversa com o presidente: futuro da Fiat no Brasil, motores turbo e foco no etanol
+ Fiat aprova investimentos para renovar toda a linha até 2024
+ FCA investe US$ 4,5 bi para fabricar Jeep de 7 lugares, híbridos e elétricos

De acordo com Vidal, um protótipo do suposto SUV foi visto em testes nas dependências da fábrica da Fiat, em Betim (MG), onde ele será produzido. O jornalista não registrou nenhuma imagem do carro por conta dos termos de confidencialidade com relação a segredos industriais.

Chamado internamente de Projeto 3630, o SUV será feito a partir da nova geração da plataforma MP1. A estrutura será construída com aços especiais para atender parâmetros de segurança mais rigorosos. Essa arquitetura também servirá de base para a próxima geração da dupla Argo e Cronos, além de novos modelos da FCA.

A projeção do designer Kleber Silva é meramente ilustrativa

O novo SUV terá proposta essencialmente urbana. Diferentemente dos “primos” Jeep Renegade e Compass, o modelo terá suspensões mais simples, sem pretensões de uso no fora-de-estrada. Fontes ligadas à empresa disseram ao Autos Segredos que o conjunto será parecido com o usado nos extintos Bravo e Linea – provavelmente dos tipos McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

Já as motorizações flex previstas são a Firefly 1.3 8V aspirada de até 109 cv e a inédita Firefly 1.3 16V sobrealimentada com turbo e injeção direta, cuja potência e torque estimados, respectivamente, são de 160 cv e mais de 25 kgfm.

Os dois motores serão ofertados com caixas manual de cinco marchas e automática com conversor de torque da Aisin de seis velocidades.

Projeção: Kleber Silva, 27 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: https://www.behance.net/designerklebers

Tags