Image

Honda transfere a produção do Fit e inaugura fábrica de Itirapina (SP)

27

fev
2019

A Honda Automóveis inicia nesta quarta-feira (27) as operações da fábrica de Itirapina (SP), onde ficará concentrada toda a produção do monovolume Fit. Gradualmente, os modelos City, Civic, HR-V e WR-V, fabricados pela marca em Sumaré (SP), também serão feitos no local. A conclusão da transferência está prevista para 2021.

Com capacidade produtiva nominal de 120 mil veículos por ano, em dois turnos, a fábrica de Itirapina iniciará as atividades com a produção diária de 90 unidades do Fit e contará com a experiência dos colaboradores transferidos da planta de Sumaré. Mantida fechada desde que ficou pronta em 2016 por conta da queda de demanda durante a crise econômica, a unidade custou R$ 1 bilhão aos cofres da Honda.

A empresa anunciou em abril de 2018 o plano de reestruturação do sistema produtivo de automóveis da marca no país, visando o fortalecimento da competitividade do negócio. Com foco em um sistema eficiente e de baixo impacto ambiental, segundo a Honda, a nova unidade segue as melhores práticas de produção no mundo, com destaque para o novo processo de pintura a base d’água, altamente funcional e sustentável. Além disso, novas tecnologias aplicadas à estamparia, solda e outras etapas permitem processos otimizados, com ganhos de produtividade.

Em Sumaré, permanecem atividades que receberam investimentos recentes: produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.

“Este momento é uma grande alegria para todos. Pautados pelo compromisso de evolução constante, damos, hoje, mais um importante passo em direção ao fortalecimento dos nossos negócios no Brasil. Graças aos ganhos de produtividade, com uma atuação integrada entre as plantas de Sumaré e Itirapina, tornaremos nossa operação no País mais competitiva”, afirma Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.

Fotos: Divulgação

Tags