Image

Renault Arkana: SUV cupê é registrado no Brasil

25

fev
2019

A Renault começa a planejar a sua futura linha de carros no Brasil sem tanta influência da subsidiária romena Dacia. O último modelo a chegar por aqui sendo apenas uma troca de logotipos deverá ser a nova geração do Duster. Em seguida, como provam os registros de patentes, será a vez do SUV cupê Arkana, que será produzido em São José dos Pinhais (PR).

A imagem presente no pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), difere pouco do conceito revelado no ano passado. Na configuração apresentada, o Arkana utilizava rodas de 19 polegadas e a nova identidade visual da Renault, com faróis full-LED em formato de “C”, semelhante ao conjunto óptico do Koleos, mas com algumas exclusividades. Na traseira, há um refletor vermelho interligando as lanternas através da tampa do porta-malas e um pequeno spoiler.

Apesar de ser considerado mais tecnológico e sofisticado, o Arkana é feito sobre uma versão aprimorada da plataforma de Duster e Captur por questões de custo. O posicionamento será acima da dupla, brigando diretamente com o Jeep Compass.

O Arkana será responsável por estrear o motor 1.3 turbo de três cilindros. O propulsor terá cabeçote de 12 válvulas e será oferecido com transmissões manual ou automática. A potência ficará na casa dos 170 cv.

O novo motor deverá substituir o veterano 2.0 16V aspirado, podendo ser oferecido nos modelos Captur, Duster Oroch, além da nova geração do Duster, que estreia no ano que vem. É possível que o propulsor também seja estendido ao Nissan Kicks.

Imagens: Divulgação