Image

Vídeo: incerto no Brasil, novo Volkswagen Golf é flagrado sem disfarces na África do Sul

13

fev
2019

Com lançamento na Europa previsto para o segundo semestre, o Volkswagen Golf de oitava geração vem sendo flagrado em testes em diferentes partes do mundo. Após um protótipo ser fotografado no drive thru de uma lanchonete na Alemanha, outra unidade foi vista rodando sem disfarces na África do Sul. O vídeo foi publicado no Facebook Tuned Automotive Magazine.

A nova geração do Golf terá um desenho ligeiramente arrojado que o atual, com faróis mais finos e angulosos. A traseira mantém as lanternas horizontais, mas ganhou um para-choque com vincos mais pronunciados. O design do hatch ficou a cargo de Michael Mauer, responsável pelo desenho dos últimos modelos da Porsche.

Embora as mudanças visuais sejam discretas, o Golf de oitava geração será feito sobre uma versão atualizada da plataforma modular MQB, batizada de MQB Evo. Cerca de 45 quilos mais leve que a base atual, a nova estrutura permitiu um ganho nas dimensões do entre-eixos e, consequentemente, ampliar o espaço da cabine. Além disso, a nova plataforma possibilita o uso de tecnologias semiautônomas e de segurança mais recentes.

O Golf manterá as motorizações atuais, porém, aprimoradas para reduzir o consumo de combustível e as emissões. A Volkswagen apostará no recém-lançado 1.5 TSI de 150 cv com injeção direta de gasolina e turbocompressor, que desliga automaticamente dois dos quatro cilindros em condições que não exigem toda a potência do propulsor. O 1.0 TSI de três cilindros também será mantido entre as opções, assim como o 2.0 TSI que será mantido na versão esportiva GTI com potência na casa dos 300 cv (70 cv a mais que o atual).

Para atingir melhores índices de eficiência, o Golf de oitava geração recebeu um sistema elétrico de 48 Volts, que utiliza um alternador como gerador, motor de arranque e ainda dá uma força extra ao motor a combustão em acelerações e retomadas.

Os detalhes técnicos do novo Golf ainda são escassos, uma vez que a Volkswagen divulgará mais informações na apresentação oficial em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha.

Já as variantes de duas portas e perua serão descontinuadas na nova geração. A Volkswagen enxugará a gama para tentar conquistar clientes de hatches de marcas premium apostando no pacote tecnológico com preços mais competitivos.

Vem para o Brasil?
A chegada da nova geração do Golf ao Brasil ainda é incerta. Com o segmento de hatches médios perdendo cada vez mais espaço para os SUVs compactos no país, é possível que o Golf deixe de ser produzido em São José dos Pinhais (PR) para a chegada do novo modelo importado da Alemanha nas versões GTI e GTE (híbrida) em volume reduzido apenas para atender clientes cativos e continuar sendo uma espécie de vitrine tecnológica da marca em nosso mercado.

Vídeo: Tuned Automotive Magazine