Image

Designers da Ford usam apenas óculos 3D e gestos para criar novos carros

05

fev
2019

Uma nova ferramenta de realidade virtual 3D adotada pela Ford promete reduzir significativamente o tempo necessário para projetar um carro. Chamada Gravity Sketch, a tecnologia permite desenhar um veículo por meio de gestos, com rastreadores de movimento e óculos especiais, sem precisar passar pela fase de esboço em caneta e papel.

“Poder enxergar todos os ângulos do veículo em 360 graus enquanto ele está sendo desenhado realmente libera a criatividade e reforça a nossa proposta de centrar o design no cliente desde o início de cada projeto”, diz Michael Smith, gerente de design da Ford nos EUA.

De acordo com a Ford, a ferramenta possibilita que todo o processo seja concluído em questão de horas. Além disso, os projetistas podem criar o modelo em torno do motorista, girando e visualizando o design 3D em qualquer ângulo e tamanho, e entrar no esboço para ajustar seus detalhes internos.

Para efeito de comparação, o processo tradicional de criação de um carro leva semanas, começando com um esboço 2D, que é digitalizado para produzir uma imagem de alta qualidade. Depois, ele é transformado em modelo 3D por um software de design e então é transferido para um ambiente de realidade virtual para análise da viabilidade.

Imagens: Divulgação