Image

Volkswagen começa a vender carro em “lojinha” digital no Brasil

04

fev
2019

A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (4) para a imprensa especializada como funciona o modelo de concessionária digital, que estreou no Brasil em dezembro e deverá ser implementado em outros países da América Latina ainda neste primeiro trimestre. A marca pretende oferecer a tecnologia em 31 revendas no continente até março.

“A partir do primeiro trimestre de 2019, diversas lojas em toda a América Latina estarão equipadas com ferramentas digitais inovadoras que permitirão vivenciar uma nova experiência com a marca Volkswagen. Até o final de 2019, cerca de 100 pontos de venda da marca só no Brasil já deverão contar com essa tecnologia.”, afirmou o Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

O novo formato oferece aos consumidores a possibilidade de entrar em contato com os carros da marca utilizando recursos digitais. Óculos de realidade virtual, por exemplo, permitem aos visitantes simular que estão dentro do veículo. Além disso, o local disponibiliza tótens e tablets para clientes e vendedores consultarem as informações dos carros, condições de compra e financiamento. Há também TVs com tela de alta definição sensível ao toque de 55 polegadas com recurso de configurador, onde o cliente pode montar o veículo e responder a um questionário sobre qual é o modelo que melhor combina com o seu estilo de vida, faixa de preços, etc.

A digitalização também permitirá o nascimento de um novo padrão de concessionárias, mais enxutas e menores (a partir de 90 m², área média de um apartamento de três quartos), com quantidade menor de carros reais em exposição. Os novos concessionários Volkswagen também poderão escolher se a loja será exclusiva para vendas de veículos, oficina de reparos ou se agregará todos os serviços. De acordo com a Volkswagen, para o sistema ser implementado em uma concessionária, é necessário um investimento de cerca de R$ 28 mil, que inclui a tela de alta definição conectada a um computador, óculos de realidade virtual e o mobiliário para acomodar os equipamentos.

Durante a apresentação da tecnologia na concessionária Caraigá, na Avenida Europa, local conhecido pela concentração de lojas de veículos de luxo na zona sul de São Paulo (SP), foi possível simular a configuração de alguns carros no sistema. O recurso possui uma interface bem intuitiva e apresenta os veículos em imagens externas e internas com definição bem próxima da realidade. O cliente pode escolher o seu modelo de preferência por faixa de preço e, a partir daí, montar o carro com os opcionais e cores disponíveis. A tecnologia mostra ainda os valores da entrada e das parcelas no caso de veículos financiados, permitindo ao consumidor comparar modelos e versões pelos preços da tabela.

Imagens: Divulgação