Image

Carro autônomo quer ganhar confiança de pedestres com nova tecnologia

01

fev
2019

Para aumentar a confiança de pedestres e motoristas nos veículos autônomos, a Jaguar Land Rover desenvolveu um sistema que projeta na estrada a direção que o carro irá seguir. A tecnologia funciona por meio de luzes em forma de linhas ou barras com espaçamento ajustável.

No vídeo abaixo é possível notar que conforme o modelo autônomo se afasta e acelera, o espaçamento entre as linhas se expande. Ao se aproximar de uma curva, as barras se espalham para a esquerda ou para a direita para indicar a direção da viagem.

De acordo com a Jaguar Land Rover, futuramente as projeções poderão ser usadas para compartilhar a detecção de obstáculos e atualizações de jornadas com pedestres.

“Os testes são para compreender quantas informações um veículo autônomo deve compartilhar com um pedestre para ganhar sua confiança. Assim como qualquer nova tecnologia, os seres humanos precisam aprender a confiar nela, e quando se trata de veículos autônomos, os pedestres devem ter confiança de que podem atravessar a estrada com segurança. Essa pesquisa pioneira está formando a base do desenvolvimento contínuo de como os carros autônomos irão interagir com as pessoas no futuro ”, afirma Pete Bennett, Gerente de Investigação de Mobilidade Futura da Jaguar Land Rover.

A tecnologia criada pela Jaguar Land Rover foi testada em modelos autônomos desenvolvidos pela Aurrigo — empresa britânica especializada nesse tipo de tecnologia em mobilidade.

Imagens: Divulgação