Image

Picape derivada do Fiat Mobi é vista em testes no Polo Norte

31

jan
2019

Os testes da Fiat para lançar uma nova picape compacta baseada no Mobi seguem a todo vapor. Protótipos do modelo foram vistos em testes de rodagem no Círculo Polar Ártico, região onde as fabricantes de automóveis costumam submeter seus veículos a condições extremas de temperatura. As imagens foram postadas pelo site Carscoops.

A picape poderá substituir a Strada, segundo o site Autos Segredos, do jornalista Marlos Ney Vidal. De acordo com a publicação, ela terá elementos visuais do Mobi na dianteira, enquanto a traseira seguirá o estilo da Toro. A novidade terá configurações de cabine simples e dupla de quatro portas.

A estreia do modelo está prevista para o primeiro trimestre de 2020, podendo ser vendida com o veterano motor 1.4 Fire de até 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque na versão de entrada, além do 1.3 Firefly de até 109 cv e 14,2 kgfm nas variantes mais caras. O câmbio será manual de cinco velocidades, enquanto as versões mais caras poderão optar pela caixa automática de seis marchas.

Quem gosta e elogia a Strada como veículo de trabalho pode ficar tranquilo, uma vez que a nova picape manterá a suspensão traseira com feixes de mola da veterana. A suspensão dianteira igual a Argo, porém, com componentes. A plataforma do modelo será formada por elementos do Mobi e do Fiorino.

Com mais de 20 anos de mercado, a Strada não deverá sair totalmente de linha, por enquanto. Uma nova geração foi cogitada a partir de uma versão aprimorada da plataforma do Argo, mas a Fiat interrompeu o desenvolvimento por questões de custo. Dependendo da aceitação da picape derivada do Mobi pelo público, é possível que a empresa retome o projeto para dar continuidade à hegemonia da Strada em nosso mercado.

Fotos: Carscoops