Image

Carros elétricos e mais seguros farão preços subirem, prevê executivo da VW

29

jan
2019

A Volkswagen prevê um aumento nos preços dos carros em todo o mundo no médio prazo. Em entrevista à Bloomberg, o chefe de vendas da marca, Christian Dahlhein afirmou que os esforços para reduzir as emissões de carbono e aprimorar a segurança dos veículos acarretará em um aumento de custos para as fabricante e, por consequência, elevará o valor final dos modelos, principalmente no caso dos carros de entrada.

“A Volkswagen está usando vários recursos para tentar neutralizar os custos crescentes. No entanto, é claro que não será possível compensar completamente os valores elevados de novos materiais”, afirmou o executivo.

Outro fator ressaltando por Dahlhein é o alto custo de produção dos carros elétricos e o baixo volume de vendas desse nicho. Para se ter uma ideia, em 2018 a VW somou 100.000 unidades de seus elétricos, o que representa apenas 1% do total de veículos comercializados pela marca globalmente.

Além disso, o chefe de vendas da VW aponta que o crescimento sustentado pelos carros de entrada nos grandes mercados deve se tornar mais difícil por causa das regras de emissões mais rigorosas. Como resultado desse novo padrão mundial, a empresa está revendo sua linha de modelos e variantes de motores à medida que os custos crescentes são prejudicados.

A expectativa do executivo sobre os mercados da China e Europa, duas regiões importantíssimas para a VW, é de que ambas devem manter o mesmo nível de vendas de 2018, limitando o crescimento. Já o mercado norte-americano deverá enfrentar uma ligeira queda.

+ Volkswagen deixará de desenvolver motores a combustão em 2026

Imagens: Divulgação