Image
Mercedes-Benz CLA

Confira os destaques automotivos da CES, a maior feira de tecnologia do mundo

10

jan
2019

A CES (Consumer Electronic Show) é conhecida como a maior feira de eletrônicos do mundo. No entanto, nos últimos anos, a exposição foi invadida por fabricantes de automóveis. E na edição 2019 não está sendo diferente. Além de apresentação do Mercedes-Benz CLA, a mostra que acontece tradicionalmente na cidade Las Vegas (EUA) também viu vários conceitos e novas tecnologias surgirem.

Começando pelo primeiro veículo pronto, a Mercedes-Benz revelou a nova geração do seu menor cupê, o CLA. A ideia da marca é atrair o público jovem, que costuma acompanhar mais de perto esse tipo de evento. Além disso, como pode ser visto nas fotos da galeria abaixo, o modelo se distanciou do Classe A e se aproximou do cupê maior, o CLS.

E conceitos que nos dão uma visão de como será o futuro também foram mostrados. BMW, Audi e Nissan são as marcas que exibem protótipos no evento. Os mais próximos de produção são o Audi e-tron, que estará no próximo filme dos Vingadores, e o Nissan Leaf Nismo, uma versão esportiva do elétrico. A BMW mostrou novamente o iNext, com novos truques, como um para-brisa que vira uma tela para filmes. Outro elétrico presente foi a picape Altis XL, um protótipo com autonomia variável de 480 km a 800 km e baterias que levam apenas 13 minutos para carregar.

+ Veja também: Tesla autônomo atropela robô perdido em feira de tecnologia

Outra novidade que chama a atenção é o Hyundai Elevate, que ganhou pernas para poder vencer obstáculos intransponíveis a outros jipes. Ele pode, por exemplo, subir escadas ou fazer resgates em locais de difícil acesso. Alagamentos também não são problemas para este modelo.

Entre as tecnologias, a Nissan apresentou uma espécie de câmera raio-x que mistura visão real com virtual para criar mapas em 3D e permitir ver obstáculos escondidos, por exemplo. Já a Ford mostrou o sistema C-V2X que permite que os veículos conversem entre si e evitem acidentes, por exemplo. Por fim, a Kia revelou o sistema artificial Read, que permite ao carro saber o estado de espírito dos ocupantes.

Imagens: Divulgação