Image

Tesla autônomo atropela robô perdido em feira de tecnologia

08

jan
2019

Um acidente ocorrido na CES (Consumer Electronic Show) 2019, em Las Vegas, maior feira de tecnologia do mundo, está causando polêmica. Isso porque um vídeo gravado no local em que acontece o evento mostra um robô sendo atingido por um carro elétrico da Tesla, que supostamente estava sendo utilizado em modo autônomo.

Pode parecer cena de filme de ficção, mas o robô chamado de Promobot V.4 estava chegando ao evento quando saiu da trajetória, seguiu para o estacionamento e, ao atravessar a rua, foi atingido por um Tesla Model S. De acordo com relatos, o carro estava com um passageiro, mas operava em modo autônomo.

Projetado para fins comerciais, o robô capaz de reconhecer rostos, responder perguntas, entre outras habilidades, sofreu danos irreparáveis e foi desativado. A empresa aproveitou para enviar pelo Twitter uma mensagem a Elon Musk, CEO da Tesla. “Veja @elonmusk um Tesla Model S batendo e matando um inocente robô em Vegas. Seu carro estava sob modo autônomo total”.

Embora isso seja, provavelmente, um episódio envolvendo as áreas de relações públicas de ambas as marcas, não podemos deixar de questionar os riscos que envolvem a inteligência artificial. Vale lembrar que um carro autônomo da Uber, empresa de serviço de transporte urbano contratado pelo aplicativo de smartphones, atropelou e matou uma mulher a cidade de Tempe, no estado do Arizona, nos Estados Unidos no ano passado.

+ Os acidentes com carros autônomos em teste nos EUA

+ Opinião: Não vai ter carro autônomo

Imagens: Divulgação