Image

VW Amarok V6 é a picape campeã do ranking Carsale-Mauá 2018

27

dez
2018

A picape média que mais se destacou nos testes Carsale-Mauá 2018 foi a Volkswagen Amarok V6 Highline, que venceu tanto as provas de desempenho como as de consumo.

A Amarok V6 cumpriu o teste de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,04 segundos – marca que coloca a picape à frente de sedãs turbinados como o Honda Civic Touring (8,40 s), Citroën C4 Lounge (8,83 s) e Volkswagen Jetta 250 TSI (9,11 s). Com desempenho significativamente distante estão as rivais também equipadas com propulsores turbodiesel, a Chevrolet S10 2.8 Midnight (10,13 s) e a coreana SsangYong Action Sports (11,80 s)

Aceleração 0-100 km/h e retomada 80-120 km/h (diesel/ câmbio AT)

 
Aceleração 0-100 km/h
 
Retomada 80-120 km/h
1º) Volkswagen Amarok V6 Highline (AT)8,04 segundos1º) Volkswagen Amarok V6 Highline (AT)5,96 segundos
2º) Chevrolet S10 2.8 Midnight (AT)10,13 segundos2º) Chevrolet S10 2.8 Midnight (AT)7,65 segundos
3º) SsangYong Actyon Sports (AT)11,80 segundos3º) SsangYong Actyon Sports (AT)8,43 segundos

Pesando pouco mais de duas toneladas (exatos 2.185 kg), a Amarok é movida pelo motor 3.0 V6 turbodiesel 225 cavalos de potência a 3.000 rpm e 56,1 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm – números que a credenciam como a picape mais potente da categoria. A transmissão é automática de oito velocidades.

Mas além de desempenho elogiável, o modelo da VW também registrou a melhor marca de consumo de combustível na cidade, com média de 8,5 km/l. Quase empatada, está a Chevrolet S10 que obteve média de 8,3 km/l, na configuração que utiliza o motor quatro cilindros 2.8 litros turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm associada à transmissão automática de seis marchas. Já a a SsangYong Actyon Sports impulsionada pelo motor de 2.2 litros de 178 cv e 41 kgfm, combinado ao câmbio automático de seis velocidades, obteve média urbana de 8,1 km/l.

Na estrada, a campeã de consumo foi a Chevrolet S10, que registrou 13,9 km/l, seguida pela Amarok V6 (13,5 km/l) e Actyon Sports (13 km/l).

Confira abaixo o teste de consumo urbano e rodoviário das três picapes com motorização diesel turbinadas e câmbio automático.

Consumo urbano e rodoviário (diesel / câmbio AT)

 
Consumo urbano
 
Consumo rodoviário
1º) Volkswagen Amarok V6 Highline (AT)8,5 km/l1º) Chevrolet S10 2.8 Midnight (AT)13,9 km/l
2º) Chevrolet S10 2.8 Midnight (AT)8,3 km/l2º) Volkswagen Amarok V6 Highline (AT)13,5 km/l
3º) SsangYong Actyon Sports (AT)8,1 km/l3º) SsangYong Actyon Sports (AT)13 km/l

O teste Carsale-Mauá é uma parceria entre o Carsale e o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). As provas de desempenho são feitas em pista de teste fechada, com piso seco e plano. Cada teste é feito quatro vezes, sendo que os resultados finais são uma média das medições.

Para obter o melhor desempenho, as medições são realizadas com os vidros fechados e o ar-condicionado desligado. Nos teste de consumo, a medição do percurso rodoviário é feita com velocidade constante de 100 km/h. A simulação do consumo na cidade é feita em um percurso urbano padronizado. Tanto as medições de desempenho quanto as de consumo são feitas com instrumentos de precisão e GPS.

Imagens: Divulgação