Image

Mustang desbanca Camaro como o esportivo mais rápido do ranking Carsale-Mauá 2018

25

dez
2018

A Ford tomou o lugar da Audi, que há dois anos vinha liderando o ranking Carsale-Mauá na categoria de carros esportivos mais rápidos. Em 2018, a medalha de ouro vai para o Ford Mustang, que concluiu a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 4,43 segundos. 

Precursor do segmento de pony cars (esportivos pequenos para o padrão norte-americano da década de 1960), o Mustang é importado de forma oficial para o Brasil desde meados deste ano. Equipado com o motor Coyote 5.0 V8 de 466 cavalos de potência, o esportivo parte de R$ 315.900.

Aceleração 0-100 km/h e retomada 80-120 km/h (gasolina)

 
Aceleração 0-100 km/h
 
Retomada 80-120 km/h
1º) Ford Mustang 5.0 GT (AT)4,43 segundos1º) Ford Mustang 5.0 GT (AT)2,69 segundos
2º) Chevrolet Camaro SS (AT)4,59 segundos2º) Chevrolet Camaro SS (AT)2,85 segundos
3º) Jaguar F-Type 2.0 (AT)6,19 segundos3º) Golf GTI (AT)3,78 segundos

Na vice-liderança está o seu principal rival, o Chevrolet Camaro, que por por décimos de segundo ficou para trás. O modelo levou 4,59 segundos para atingir os 100 km/h. 

Lançado no mercado brasileiro em 2010, o Chevrolet Camaro soma mais de 6 mil unidades emplacadas no país. Atualmente está à venda nas configurações cupê (R$ 315.000) e conversível (R$ 350.000), ambas impulsionadas pelo motor V8 6.2L e 461 cv de potência. Vale ressaltar que o primeiro facelift da sexta geração do Camaro está confirmado para estrear no país em fevereiro com o mesmo propulsor e nova caixa de transmissão de dez velocidades no lugar da atual de oito.

Já a versão de entrada do inglês Jaguar F-Type garantiu a terceira posição do ranking dos carros testados em 2018 cravando 6,2 segundos na prova de aceleração até os 100 km/h. O modelo estreou este ano o motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros de 300 cv de potência.

Na prova de retomada de 80 a 120 km/h, o Mustang liderou novamente com 2,69 segundos para cumprir a marca, seguido pelo Camaro (2,85 s) e Volkswagen Golf GTI (3,78 s).

No ranking de esportivos mais econômicos, a melhores médias foram do Honda Civic Si 1.5 turbo, que registrou 18,3 km/l na estrada e 12,4 na cidade. O Golf GTI e o F-Type 2.0 turbo também aparecem entre as três primeiras posições.

Consumo de combustível (gasolina)

 
Consumo urbano
 
Consumo rodoviário
1º) Honda Civic Si 1.5T (AT)12,4 km/l1º) Honda Civic Si 1.5T (AT)18,3 km/l
2º) Golf GTI (AT)10,9 km/l2º) Golf GTI (AT)16,1 km/l
3º) Jaguar F-Type 2.0 (AT)7 km/l3º) Jaguar F-Type 2.0 (AT)13,1 km/l

O teste Carsale-Mauá é uma parceria entre o Carsale e o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). As provas de desempenho são feitas em pista de teste fechada, com piso seco e plano. Cada teste é feito quatro vezes, sendo que os resultados finais são uma média das medições.

Para obter o melhor desempenho, as medições são realizadas com os vidros fechados e o ar-condicionado desligado. Nos teste de consumo, a medição do percurso rodoviário é feita com velocidade constante de 100 km/h. A simulação do consumo na cidade é feita em um percurso urbano padronizado. Tanto as medições de desempenho quanto as de consumo são feitas com instrumentos de precisão e GPS.

Imagens: Divulgação