A Audi anunciou a chegada do seu primeiro blindado de fábrica ao Brasil. Trata-se do Q5 Security, que já está nas concessionarias da marca com preço sugerido de R$ 370.990. O modelo é baseado na versão intermediária Ambiente.

O Q5 Security é equipado com o motor de quatro cilindros 2.0 TFSI a gasolina, sobrealimentado com turbo e injeção direta, que desenvolve 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque (disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm). A transmissão é a automatizada S tronic de dupla embreagem e sete velocidades, combinada ao sistema de tração integral quattro. Com esse conjunto mecânico, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.

Para receber a blindagem, que adiciona cerca de 500 kg ao SUV, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios da versão esportiva SQ5. Além disso, o SUV conta com uma calibração específica nos controles de estabilidade e tração por conta do peso maior.

Como a versão Ambiente convencional, o Q5 Security possui o Audi Drive Select (que engloba seis modos de condução), ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros com ajuste lombar, painel digital Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, faróis com acendimento e ajuste de altura automáticos, sensor de chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, navegação GPS e função Auto Hold (mantém o carro parado quando o motorista tira o pé do freio).

Vidros escurecidos na traseira para maior privacidade são de série no modelo, bem como o sistema de som 3D Bang&Olufsen e acionamento elétrico do porta-malas – algo incomum em veículos blindados devido ao excesso de peso.

Como opcional, o Q5 Security traz o sistema de alarme com intercomunicador e o pacote Audi Side Assist, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Assistente de Tráfego Reverso, o Exit Warning Assist (que alerta o motorista sobre risco de colisão ao abrir a porta), o Pre Sense traseiro (sistema que aciona itens de segurança na iminência de impacto traseiro) e a Câmera 360°.

Fotos: Divulgação