A Fiat já começou a operar a sua primeira concessionária digital no Brasil. Até o final de 2019 serão inauguradas 20 lojas nesse formato e implantado o mesmo conceito em outras 110 concessionárias já existentes, totalizando 130 pontos de venda.

Localizada na avenida Pacaembu, em São Paulo, a primeira loja digital oferece uma experiência diferente para o consumidor com a marca e os produtos. Construída em uma área de 300 metros, a concessionária ocupa um espaço menor que uma revendedora tradicional e conta com apenas três carros em exposição: Toro, Argo e Cronos.

Logo que o cliente entra na loja irá encontrar um totem de autoatendimento, no qual se identifica com nome, endereço eletrônico e telefone. Após o cadastro, ele receberá um QR code impresso ou via SMS no seu celular, que utilizará em outras etapas do processo de interação com a marca e os carros.

Em seguida, é possível configurar todos os modelos da marca utilizando uma mesa interativa com uma tela de 43 polegadas sensível ao toque. Lá o consumidor pode escolher cores, opcionais, acessórios e serviços extras. Há também um sistema de realidade virtual, através de óculos VR (Virtual Reality), que permite que experimentar as diferentes alternativas de acabamento e versões de cada modelo, alterando itens opcionais e cores.

Assim que finalizar a configuração do veículo, o cliente pode fazer um test drive acompanhado de um especialista no produto e em negociação.

O sistema está operacional desde o dia 5 de novembro. Desde então, foram vendidos 14 veículos, praticamente um por dia, descontando os feriados do período.

Quanto aos serviços de manutenção e pós-vendas serão prestados pela concessionária nos endereços em que já mantém estrutura de serviços.

Imagens: Divulgação