A Fiat finalmente revelou nesta terça-feira (6), no Salão do Automóvel de São Paulo, o conceito Fastback, que dará origem a pelo menos um novo SUV da marca na América Latina. Com visual frontal inspirado na Toro, o protótipo chama a atenção pela carroceria com teto rebaixado na parte traseira. A silhueta do crossover, propositalmente baseada em cupês, mescla detalhes semelhantes aos de modelos de outras marcas, como as lanternas horizontais do Jaguar F-Type e a traseira alta do BMW X6.

Apesar da expectativa em torno do Fastback, a Fiat não deu informações técnicas sobre o novo SUV e nem uma data estimada de seu lançamento. Pelo porte do conceito, é provável que o futuro modelo seja feito a partir da plataforma da Toro e dos Jeep Renegade e Compass – inclusive compartilhando componentes, tecnologias e motorizações.

Outra “novidade” da marca no Salão do Automóvel é o SUV compacto 500X. Especulado no Brasil desde o seu lançamento na Europa, em 2015, o Fiat 500X está no estande da Fiat para testar a aceitação do público brasileiro. Por ora, o irmão de plataforma do Jeep Renegade ainda não foi confirmado para desembarcar por aqui.

Caso seja aprovado, o 500X será um dos três SUVs que a marca prometeu ao Brasil até 2022, concorrendo diretamente com Honda HR-V, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e o próprio Renegade. A motorização mais cotada para o modelo é a Firefly 1.3 turbo, recém-lançada na Europa com 180 cv de potência.

Fotos: Larissa Florencio e Divulgação