A CAOA Chery revelou nesta segunda-feira (21) a versão nacional do sedã Arrizo 5 (pronuncia-se “arizo”), fabricado em Jacareí (SP) desde o começo do mês. O modelo chega às concessionárias em novembro, mas será apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 8 e 18 do próximo mês. Os preços serão revelados no evento, porém, a fabricante adianta que os valores das duas versões ficarão entre R$ 69 mil e R$ 79 mil.

O Arrizo 5 mede 4,53 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,48 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos (a mesma do Volkswagen Virtus). Apesar do porta-malas de 430 litros ter capacidade menor que a dos concorrentes, o sedã apostará no espaço interno generoso e na motorização sobrealimentada com turbo e injeção direta para atrair potenciais compradores de Volkswagen Virtus, Toyota Yaris, Chevrolet Cobalt e Fiat Cronos.

O sedã de 1.348 kg é movido pelo motor 1.5 16V turbo de quatro cilindros, que entrega 147 cv de potência com gasolina ou 150 cv a 5.500 rpm com etanol e 19,4 kgfm de torque a 1500 rpm com qualquer um dos combustíveis. O propulsor é equipado com a tecnologia de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina. A transmissão é automática do tipo CVT (variação contínua) com simulação de sete velocidades e opção de trocas manuais na alavanca. O conjunto mecânico importado da China é finalizado na fábrica da CAOA Chery em Jacareí, onde recebe componentes periféricos e é submetido a testes de qualidade antes de ser instalado no carro.

A CAOA Chery ainda não disponibilizou o Arrizo 5 para os testes da imprensa especializada, mas no rápido contato que tivemos com o sedã foi possível notar uma qualidade de construção bem parecida com a de carros das marcas mais tradicionais. O Arrizo 5 tem porte parecido com o do Toyota Corolla e é mais bonito ao vivo que nas fotos. A cabine tem padrão de acabamento condizente com a categoria, com peças plásticas muito parecidas com as encontradas no Hyundai HB20 em termos de qualidade. Outro ponto que agradou inicialmente é a ergonomia, favorecida pelo banco do motorista confortável, os comandos do carro bem localizados e o volante de boa empunhadura, apesar da ausência da regulagem de profundidade.

Na versão de entrada EX, o Arrizo 5 será equipado de série com os obrigatório airbags frontais e freios com ABS (a disco nas quatro rodas), controles de estabilidade e tração, cintos de segurança e encostos de cabeça para todos os ocupantes, ISOFIX, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com tela de 7″ e conectividade com smartphones Android e Apple, câmera de ré, direção elétrica, ar-condicionado eletrônico, computador de bordo, piloto automático, rodas de liga leve de 16 polegadas, luzes de rodagem diurna e lanternas traseiras em LED, entre outros.

A variante topo de linha EXT acrescenta airbags laterais, teto solar elétrico, rodas aro 17″, bancos e volante revestidos em material imitação de couro e costuras vermelhas, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos.

A meta da CAOA Chery é vender 34 mil veículos em 2019,somando o Arrizo 5 com o subcompacto QQ, o crossover Tiggo 2, além dos futuros SUVs Tiggo 4 e 7, que serão feitos em Anápolis (GO) – na fábrica onde são montados os Hyundai ix35 e New Tucson. Para atender a demanda, a empresa já está ampliando a rede de concessionárias em todo o território nacional. Segundo Marcio Alfonso, CEO da CAOA Chery, a marca terminará 2018 com mais de 100 pontos de venda no país.

O executivo disse ainda que para otimizar o atendimento no pós-venda, a empresa transferiu o centro de distribuição de peças da fábrica de Jacareí para Barueri, na Grande São Paulo. Alfonso explicou que a rede tem até 36 horas para receber componentes, somando os tempos do pedido e de envio até a concessionária. Em situações emergenciais e recalls, esse prazo cai para 24 horas.

Viagem a convite da CAOA Chery
Imagens: Divulgação