X
    Categories: Últimas

Caoa-Chery Tiggo 2 ganha câmbio automático do Etios para embalar nas vendas

Há três meses, a Caoa-Chery lançou o Tiggo 2, o primeiro produto da fusão da empresa brasileira com a fabricante chinesa. Agora, a marca apresenta a configuração automática do SUV compacto pensando em alavancar a sua participação no segmento mais concorrido dos últimos anos.

A caixa automática de quatro velocidades fabricada pela japonesa Aisin (a mesma do Toyota Etios) está disponível nas versões Look (R$ 66.990) e ACT (R$ 69.990), combinada ao motor 1.5 flex de 110/115 cv de potência e 13,8/14,9 kgfm de torque a 2.700 rpm (gasolina/etanol).

As variantes também ganharam equipamentos em relação às versões com transmissão manual de cinco marchas. A opção de entrada Look vem com ar-condicionado automático, direção hidráulica, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem), rodas de liga leve de 16”, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros de três pontos, ISOFIX, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de alarme, sensores traseiros de estacionamento, retrovisores elétricos, rack de teto, vidros elétricos dianteiros e traseiros, bancos em tecidos e couro sintético, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi partido, regulagem de altura do volante, luzes traseiras de neblina, DRL (luz de uso diurno), travamento central de portas, porta malas com controle remoto, computador de bordo, tomada 12 volts e iluminação do porta malas, função Eco, piloto automático, câmera traseira, volante multifuncional revestido em couro e central multimídia com espelhamento para smartphones Android e iOS.

A topo de linha ACT acrescenta controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, teto solar elétrico e bancos em couro sintético.

O Carsale teve oportunidade de um breve contato com o Tiggo 2 automático em um percurso de apenas 7 km no complicado trânsito de São Paulo durante o horário de pico. Apesar do trecho pequeno, foi possível notar que a transmissão cumpre bem a missão de trazer conforto ao SUV nas condições de uso cotidianas. Ao contrário do Etios hatch, que utiliza a mesma transmissão, o SUVinho se mostrou um pouco lento nas arrancadas. Mas esse comportamento pode ser atribuído aos 295 kg a mais de peso em ordem de marcha do Tiggo 2 em relação compacto da Toyota, além das calibrações específicas do câmbio para cada modelo e das diferenças entre as motorizações.

Apesar disso, a escolha pela caixa automática da Aisin condiz com a estratégia da marca: entregar conforto com um câmbio robusto, durável e de fácil manutenção. No uso urbano, o Tiggo 2 cumpre o seu papel, resta saber como ele se comporta na estrade e em condições mais severas.

Confira abaixo os preços da linha Tiggo 2:

Tiggo 2 Look Manual – R$ 59.990
Tiggo 2 ACT Manual – R$ 66.490
Tiggo2 Look Automático – R$ 66.990
Tiggo 2 ACT Automático – R$ 69.990

Ficha técnica
 
CarroceriaMonobloco em aço, cinco portas, cinco lugares
MotorDianteiro, transversal, injeção multiponto, duplo comando de válvulas variável na admissão, a gasolina e/ou etanol
Número de cilindros4 em linha
Número de válvulas16
Taxa de compressão10,5:1
Cilindrada1.496 cm³
Potência 110/115 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque13,8/14,9 kgfm a 2.700 rpm (gasolina/etanol)
TransmissãoAutomática de quatro marchas
TraçãoDianteira
DireçãoHidráulica
Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Suspensão traseiraEixo de torção
Pneus e rodas205/55 R16, liga leve 16"
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos sólidos com ABS e EBD
Tanque de combustível 50 litros
Volume do porta-malas 420 litros
Altura1,76 m
Comprimento4,20 m
Largura1,76 m
Entre-eixos 2,55 m
Peso em ordem de marcha1.260 kg

Teste-drive a convite da Caoa-Chery
Fotos: Divulgação
Renan Rodrigues: Jornalista e palmeirense, Renan Rodrigues de Oliveira, em alusão ao colega de profissão Nelson, prefere usar o primeiro sobrenome. Versátil, Renan fotografa, filma, ilustra, edita vídeo e áudio e se arrisca nas redes sociais. Acompanha em cima os lançamentos do mundo automotivo, prefere os compactos com vocação esportiva, mas pilota até carrinho de mão, se necessário.