X
    Categories: Últimas

Citroën 2CV, o Fusca francês, completa 70 anos de história

Ícone automotivo, o Citroën 2CV (deux chevaux ou dois cavalos em francês) completa 70 anos de história. Lançado em 1948 no Salão de Paris, o clássico conhecido por sua silhueta singular surgiu como o carro mais barato do mercado.

Para comemorar a data, a fabricante francesa apresenta no salão Rétromobile 2018, que acontecerá até este domingo (11), em Paris, parte de seu acervo com exemplares do 2CV, além do seu antecessor, o protótipo oriundo do projeto ‘TPV’ de 1939 (Très Petite Voiture) e o Méhari, lançado em 1968, que comemora seus 50 anos. Confira na galeria abaixo.

Por ser financeiramente acessível, econômico, contar com uma mecânica simples e ter capacidade para levar até ocupantes, o 2CV foi um sucesso. Até 1990, o 2CV somou mais de 5,1 milhões de unidades vendidas. Considera-se que o 2CV tem a mesma importância para os franceses que o Fusca para os brasileiros.

Uma curiosidade a respeito do nome 2CV é que ele não significa 2 cavalos de potência. A sigla CV representa “cheval fiscale” (ou potência fiscal) e, não expressa a potência real do motor, que era de 9 cavalos em 1948 e chegou a 26 cavalos em 1979.

Imagens: Divulgação

Redação: