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Vale a pena comprar um carro de locadora?

25

jul
2016

Basta observar as ruas para nos depararmos com uma imagem cinzenta, sem cor, sem graça. Não, não falo do asfalto, tampouco dos imóveis. Refiro-me aos carros, mesmo. É tanto preto, prata e cinza que mesmo modelos recém-lançados passam despercebidos.

Não era assim no passado, quando a variedade de cores predominava. Carros verdes, amarelos, laranjas, azuis, roxos… Não faltavam opções e criatividade dos fabricantes na hora de batizar essa gama de cores.

Mas parece que voltamos à Era de Henry Ford, que dizia que o consumidor poderia escolher qualquer cor para o “Ford Model T”, desde que fosse preta.

A relação das cores com o tema desta coluna, os carros de locadoras, é muito simples. Nos últimos anos, cresceu muito o número de lojas de carros das locadoras. Se antes elas repassavam para lojistas independentes, hoje as locadoras perceberam que podem lucrar – e muito – vendendo direto para o consumidor final.

E quando você entra numa dessas lojas, geralmente se depara com o quê? Carros pretos, pratas e cinzas. Enfim, vale a pena comprá-los? O preconceito é grande, mas é claro que vale a pena!

Já disse outras vezes, aqui no Carsale, que cada carro é um carro, e, portanto, deve ser avaliado individualmente.

Não é diferente com esse tipo de automóvel. Há veículos de locadora que não valem nada, de tão surrados que estão. Entretanto, há uns “filezinhos” escondidos por aí.

A primeira coisa que deve ser considerada numa eventual aquisição do gênero é a quilometragem. Tem que ser baixa para valer a pena.

Por ser um instrumento de lucro para locadoras, as manutenções mais pesadas nem sempre são feitas. Por isso, opte por quilometragens de no máximo 20 mil, em que básica e teoricamente foram feitas apenas trocas de óleos e filtros. Mas tome cuidado com as adulterações, ok? Aliás, falamos sobre isso em outra coluna – relembre aqui.

A segunda análise a ser feita diz respeito ao preço do carro. Ele deve estar abaixo da média do mercado. Lembre-se que esse tipo de veículo vai carregar o histórico de ter pertencido a uma locadora. Portanto, quando você for revendê-lo, também terá que praticar um preço mais baixo.

Faça, ainda, uma avaliação detalhada do interior do automóvel, que sofre muito com “donos” sem cuidado algum. Peças frágeis, como botões e difusores de ar, podem estar quebrados. Teste tudo!

Sobre o volante do carro, dizem que ele é uma das coisas mais sujas do mundo. Agora imagine um que passou por várias mãos diferentes. Se realmente fechar o negócio, recomendo que faça uma boa higienização interna.

A parte externa do veículo também requer cuidados, uma vez que é quase impossível comprar um seminovo ou usado sem raladas ou amassados. Aqui, é preciso avaliar o grau dessas avarias e descartar os carros em que elas forem mais graves.

Por fim, uma dica um tanto óbvia, mas da qual nem todos se lembram: jamais feche negócio sem antes fazer um test drive. Mesmo o carro tendo baixa quilometragem, embreagem, suspensão e freios podem estar ruins – também já ensinei, aqui no Carsale, como fazer o test drive perfeito. Vale relembrar!

Como Caçador de Carros, confesso que dou total prioridade para veículos sem histórico de locadora. Inclusive, costumo deixá-los de lado nas pesquisas que faço. Mesmo assim, admito que já fechei negócio com alguns modelos do tipo por não ter encontrado algo melhor disponível.

Lembro-me de um Celta completo com preço de “pelado” e de um Logan automático com preço de manual. Foram ótimos negócios, com ciência dos clientes que os compraram, naturalmente.

Aliás, é muito simples saber se o carro foi de locadora. Basta levantar o histórico dos proprietários anteriores em sites especializados, que cobram pelo serviço.

Até a próxima!

Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.