A satisfação dos brasileiros com as quatro marcas tradicionais do mercado automotivo nacional — GM, Fiat, Volkswagen e Ford — cresceu em relação ao último ano. De acordo com o Índice de Satisfação Nacional do Consumidor (INSC-Brasil), a avaliação dos consumidores em relação ao quarteto passou de 70,6% em julho de 2015 para 75,6% no sétimo mês deste ano.

O indicador, desenvolvido pelo núcleo de pesquisa em marketing e finanças da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), leva em consideração as opiniões publicadas pelos consumidores na internet.

Com a chegada de novas marcas ao mercado automotivo brasileiro, GM, Fiat, Volkswagen e Ford estão perdendo espaço. Tanto é que o grupo formado pelas empresas citadas foi conhecido por décadas como as “quatro grandes”, denominação que não pode ser mais utilizada. Isso porque atualmente, a Ford não está mais entre as quatro primeiras posições do ranking de vendas e, inclusive, foi ultrapassada pela Hyundai (com 9,89% de participação) e Toyota (9,17%), de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) sobre as vendas de automóveis e comerciais leves no acumulado até agosto de 2016.

Ainda de acordo com a Fenabrave, a GM é a marca com maior participação no mercado brasieliro com 16,7%, seguida pela Fiat com 15,49% e Volkswagen com 12,8%. Os dados levam em consideração as vendas de automóveis e comerciais leves.

Foto: Divulgação