O velocista jamaicano Usain Bolt confirmou seu status de lenda do esporte durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, ao ganhar o tricampeonato em três provas do atletismo (100 metros, 200 metros e revezamento 4 por 100 metros). Vale relembrar que Bolt é o dono do recorde mundial nos 100 metros rasos (9,58 segundos), estabelecido em 2009.

Utilizando essa marca e contando com a ajuda do professor de física Marcelo Nogueira, do Sistema Objetivo de Ensino, fizemos um levantamento com alguns carros nacionais para saber se eles conseguem superar o velocista jamaicano na prova de 100 metros rasos. Confira os resultados na galeria abaixo:

Para chegar aos valores acima, o professor utilizou os números de aceleração de 0 a 100 km/h aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e calculou a aceleração média e a distância percorrida nessa arrancada. Depois de coletar esses dados, foi possível calcular o tempo necessário para alcançar os 100 metros.

Quer saber se seu carro venceria o Bolt? É simples: se o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h for superior a 12,75 segundos, o tri-campeão olímpico seria mais rápido que seu carro em uma arrancada de 100 metros.

Será que o Bolt abriria esse sorriso se a disputa fosse contra o seu carro?

Fotos: Divulgação / Kai Pfaffenbach – Reuters