Trabalhando em uma série de projetos de crossovers e SUVs, a Volkswagen já cogita a criação de um utilitário esportivo baseado na picape Amarok, reestilizada recentemente na Europa. De acordo com o site australiano Motoring, o modelo será desenvolvido para competir com o Ford Everest (baseado na Ranger) e os Toyota SW4 e Land Cruiser Prado nos mercados asiático e australiano – e posteriormente em outros países.

“Há vários projetos em andamento para um SUV baseado na Amarok, que será um veículo de passageiros de grande porte”, disse Carlos Santos, diretor de Veículos Comerciais do Grupo Volkswagen.

Segundo o executivo, o SUV será equipado com o motor 3.0 V6 turbodiesel incorporado à picape na recente atualização. “A discussão foi reacendida porque o motor V6 poderá ser vendido nos Estados Unidos. O 2.0 biturbo não poderia ser oferecido lá, e o V6 é o mesmo que equipa o Touareg e o Porsche Cayenne”, explicou Santos.

Além do SUV baseado na Amarok, a Volkswagen trabalha em outros projetos de crossovers. A marca pretende lançar cinco modelos nos próximos 30 meses, sendo que um deles deverá ser produzido na Argentina, utilizando a plataforma modular MQB (a mesma do Golf).

Projeções: Theophilus Chin