Um ônibus gigante capaz de andar por cima dos carros. Essa é a ideia de ônibus do futuro na China. Batizado de TEB (sigla para Transit Explore Bus ou ônibus de trânsito elevado), o protótipo em tamanho real foi apresentado pela primeira vez nesta semana, na província de Hebei. O vídeo abaixo mostra o protótipo, que deverá começar a ser testado ainda este ano.

Com capacidade para levar até 300 passageiros, o veículo possui 22 metros de comprimento, 4,8 m de altura e 7,8 m de largura. Equipado com sistema de propulsão elétrico, o ônibus tem ainda a vantagem de não emitir poluentes. Acredita-se que futuramente serão desenvolvidas novas gerações do ônibus para poder levar até 1.200 ocupantes.

A ideia é que o TEB seja um meio de transporte público que roda nas vias normais, que contribuirá para melhor o fluxo de transportes nas grandes cidades. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhuanet, O Brasil mostrou interesse em usar a tecnologia para diminuir os engarrafamentos nos centros urbanos.

Foto: Divulgação