A Volkswagen celebra os 35 anos do lançamento do Voyage, sedã compacto derivado do Gol que acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas ao longo de suas história. O modelo recebeu esse nome, que significa “viagem” em francês, pela conotação de qualidades como charme e beleza, segundo a marca alemã. O Voyage começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) apenas com carroceria de duas portas, nas versões S e LS, com motor 1.5 refrigerado a água e movido a álcool ou gasolina.

Confira abaixo curiosidades e fotos do Volkswagen Voyage:

– Como o Gol, o Voyage foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil.

– O sedã teve mais de 410 mil unidades exportadas para 61 países.

– É o quinto modelo mais vendido da Volkswagen no Brasil: 14.102 emplacamentos no primeiro semestre de 2016.

– Teve 340.891 unidades fabricadas em São Bernardo do Campo (SP) em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. De 1988 a 1989, o Voyage foi fabricado em Taubaté (SP), onde a atual geração é feita.

– Fora do Brasil, o Voyage é vendido com este nome apenas na Argentina, onde foi comercializado com o nome Gacel (gazela, em espanhol). Nos demais países da América do Sul o modelo é chamado de Gol Sedan.

– O Voyage foi vendido no Canadá e nos Estados Unidos durante sete anos (de 1987 a 1993), onde era chamado de Fox. O modelo teve mais de 202 mil unidades vendidas nos dois países. Em comparação com o carro vendido no Brasil, o Voyage destinado à América do Norte possuía 2 mil modificações, incluindo um inédito sistema de injeção de combustível, alterações na suspensão e câmbio de quatro marchas com relações alongadas (overdrive).

– Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai. O modelo já foi comercializado no Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia

Cronologia

1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)

1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon

1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6

1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional

1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8

1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8

1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques

1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.

1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 70.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.

1993 – Série especial Sport, com motor 1.8

1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais

1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic

2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.

2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6

2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6

2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).

2014 – passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline

2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.

Fotos: Divulgação