A Fiat Strada é líder do segmento de picapes compactas há 15 anos. Muito dessa liderança deve-se, entre outros fatores, a sua capacidade de inovar. O modelo foi o primeiro a contar com cabines estendida e dupla, versão aventureira e até mesmo uma terceira porta para acessar o banco traseiro. No entanto, essas características podem não ser mais determinantes na hora de levar uma Strada para casa. Isso porque com a chegada de modelos intermediários, a versão mais equipada da picapinha pode ser deixada de lado por quem procura versatilidade e espaço para levar passageiros sem aperto.

O exemplar avaliado pelo Carsale faz parte da série especial Extreme (a parir de R$ 76.894), baseada na Strada Adventure 1.8 16V de 130/132 cv de potência (gasolina/etanol). As principais diferenças em relação à versão convencional estão em detalhes estéticos, como a pintura das rodas e do santantônio na cor grafite, faróis com máscara negra e o acréscimo de alguns itens de série.

Uma das novidades dessa variante está no interior: a nova central multimídia com tela tátil de 6,2 polegadas é dotada de TV digital, DVD, GPS, Bluetooth, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. A cabine conta ainda com bancos e tapetes bordados com o nome Extreme. O pacote de itens de série conta também com ar-condicionado, direção hidráulica, volante revestido em couro com ajuste de altura e comandos do som e telefonia, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, faróis de neblina, instrumentos de navegação (bússola e inclinômetros), além de capota marítima e estribos laterais.

Os equipamentos mencionados acima favorecem o uso da picape em tarefas cotidianas, uma vez que a Strada possui dimensões de veículo de passeio, facilitando a vida do motorista em manobras no trânsito e de estacionamento. Por conta das rodas maiores (16 polegadas) e dos pneus de uso misto, a Strada Adventure Extreme é um pouco mais durinha que as versões “não-aventureiras”. No entanto, esse conjunto, aliado à suspensão mais alta, garante maior aderência e tranquilidade ao rodar em estradas sem pavimentação.Embora o acesso e o espaço da cabine seja bastante limitados para os passageiros do banco traseiro, a Strada Adventure Extreme é um veículo versátil caso seja utilizada por até duas pessoas. A caçamba com 680 litros de capacidade permite levar objetos que não caberiam no porta-malas de um carro. A carga útil da picapinha é de 650 quilos. Mas essa versatilidade da versão mais cara da Strada não parece tão atraente quando a confrontamos com as recém-lançadas Fiat Toro e Renault Duster Oroch. As duas novatas, por terem porte superior, conseguem acomodar cinco ocupantes na cabine sem dificuldades e ainda têm preços próximos ao da Strada Adventure Extreme.

+ Fiat Toro e Renault Duster Oroch travam do duelo de picapes excêntricas

O carro avaliado contava também com bancos parcialmente revestidos em couro e parafusos antifurto nas rodas, que elevam o seu preço final a R$ 76.894. Para efeito de comparação, a Fiat Toro Freedom, equipada com o mesmo motor 1.8 (mas com potência elevada para 139 cv), câmbio automático de seis marchas, além de uma série de recursos que a Strada não oferece nem como opcional, parte de R$ 76.500. Já a Duster Oroch tem preços que variam entre R$ 64 mil (Expression 1.6 de 115 cv) e R$ 72.400 (Dynamique 2.0 de 148 cv).

Se adicionarmos todos os opcionais que a Fiat oferece  – como teto solar elétrico, sistema Locker de bloqueio eletrônico de diferencial, câmbio automatizado Dualogic, entre outros – a Strada Adventure Extreme pode superar os R$ 87 mil.

Ainda não é possível prever qual estratégia a Fiat vai adotar com as versões topo de linha da Strada, que podem perder vendas para um modelo maior e mais moderno da própria marca, a Toro. Enquanto as variantes de entrada e intermediária equipadas com os motores 1.4 e 1.6 e cabines simples ou estendida são boas opções para o trabalho, a escolha pela configuração mais equipada e cara da Strada acaba não fazendo tanto sentido diante do que a Fiat (e a Renault) oferece.

Fotos: Renan Rodrigues

Preço
R$ 76.894
Motor1.8 litro 16 válvulas
Cilindrada (cm³)1.747
Potência (etanol/gasolina)132/130 cv
Torque (e/g)18,9/18,4 kgfm
Freios dianteirosDisco ventilado
Freios traseirosTambor
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.
DireçãoHidráulica
RodasLiga leve 16 polegadas
Pneus 205/60 R16
Peso em ordem de marcha1.201 kg
Comprimento (metros)4,47
Largura (m)1,74
Altura (m)1,64
Distância entre-eixos (m)2,753
Capacidade da caçamba (litros)680
Tanque (litros)58
Ocupantes5
Capacidade de carga 650 kg