A Ford desenvolveu uma versão da picape F-150 destina à competição off-road norte-americana Best in the Desert. A nova configuração é baseada na versão Raptor 2017 e, por isso, traz sob o capô o motor EcoBoost de mais de 400 cv ligado à transmissão automática de 10 velocidades. Há também sistema de tração sob demanda.

A versão de competição da F-150 conta ainda com diferencial dianteiro Torsen, que aumenta a aderência para subida em obstáculos e rampas, saída dupla de escape e novas rodas de 17 polegadas da Ford Performance com travamento na borda dos pneus. Entre as modificações os destaques vão para os amortecedores de competição Fox Racing Shox, molas dianteiras e traseiras mais altas, gaiola de proteção, bancos MasterCraft com cintos de segurança de cinco pontos, redes nas janelas, barras de LED, célula de combustível, GPS e painel digital de competição.

Outros modelos da Ford voltados ao automobilismo esportivo são: Mustang Shelby GT350R-C (IMSA), Ford GT (Mundial de Endurance), Focus (Rallycross), Fiesta (Mundial de Rali e Turismo), Fusion, Mustang, Série F (NASCAR) e Mustang CobraJet (corridas de arrancada NHRA).