O Carnaval está chegando e muita gente aproveita para descansar e viajar no feriado prolongado. Porém, pegar a estrada, especialmente em uma época de maior movimento no tráfego, requer um pouco mais de cuidado para evitar problemas, pois o motorista pode se deparar com rodovias que não proporcionam a segurança necessária para uma viagem segura.

Além disso, há os contratempos provocados por falhas técnicas, provenientes da falta de manutenção adequada do veículo. “Um carro sem uma devida revisão pode apresentar problemas inesperados que nem sempre serão coisas simples. Um pneu careca, por exemplo, pode fazer o veículo derrapar, causando um acidente muito grave”, explica Pedro Celandroni, técnico da Super Visão Vistorias Automotivas.

Para fazer uma viagem segura e ter férias tranquilas, é importante conferir alguns itens do veículo antes de pegar estrada:

  • Pneus – Deve-se observar se os pneus não possuem bolhas e se não estão muito desgastados. Se os sulcos estiverem com profundidade inferior a 1,6 mm, está na hora da troca. Calibre-os de acordo com as instruções do manual do veículo, pois a pressão varia de acordo com a quantidade de passageiros e carga transportados. Confira também a pressão e a condição do estepe.
  • Rodas – Verifique se o conjunto não possui amassados, trincas ou quebras. Caso encontre algum desses problemas, o procedimento indicado é a troca da roda.
  • Alinhamento e balanceamento – Além de proporcionar melhor dirigibilidade e estabilidade em retas e curvas, o alinhamento evita o desgaste irregular dos pneus e ajuda a economizar combustível por melhorar a eficiência de rolamento do veículo. Caso perceba que o carro está puxando para um dos lados ao atingir velocidades mais altas ou nas frenagens, está na hora de procurar uma oficina especializada para realizar o serviço.
  • Fluidos – Verifique a validade e o nível de todos os fluídos do veículo: óleo e líquido de arrefecimento do motor, fluídos de freio e direção, óleo da transmissão, combustível (gasolina) do sistema de partida a frio, água do limpador do para-brisas.
  • Filtros – Veja se todos os filtros (ar, combustível, óleo) estão na validade e em boas condições.
  • Luzes – Confira se todas as lâmpadas dos faróis e lanternas (inclusive a da placa traseira) estão funcionando. A troca do componente é simples e pode prevenir acidentes.
  • Sistema de limpeza de vidros – Verifique o nível do reservatório de água e as condições das palhetas, além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores.
  • Combustível e lubrificantes – Abasteça sempre em postos de confiança para evitar combustíveis adulterados, que podem danificar o motor do veículo. Evite rodar com o tanque na reserva (exceto em caso de urgência). No caso dos lubrificantes, faça a troca antes da viagem e utilize produtos de qualidade para que a lubrificação do motor seja eficiente em qualquer condição de rodagem
  • Triângulo, macaco e chave de roda – Além de obrigatórios por lei, esses três componentes são imprescindíveis para a troca de um pneu furado. Mantenha-os sempre em boas condições de uso.