A Toyota apresentou nesta terça-feira, 02, o novo Etios Platinum, nas versões hatchback e sedã. Como diferencial, a variante ganhou novas rodas de de 15 polegadas, acabamento preto na coluna central, grade dianteira na cor do carro, máscara negra na lanterna traseira, acabamento dos bancos em couro e material sintético, aerofólio traseiro (na versão sedã), entre outros. A grande novidade, contudo, é seu design exclusivo, com para-choques dianteiro e traseiro e grade frontal diferenciados desenvolvidos pela engenharia brasileira.

O Etios Platinum 2017 chega à rede de concessionárias Toyota em 04 de agosto, por R$ 62.490,00, na versão hatchback, e R$ 65.990,00, na sedã. Internamente, a série especial conta com bancos que mesclam couro e material sintético, além do sistema multimídia Toyota Play, com áudio, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e Bluetooth®. Lanternas traseiras com máscara negra e sensor de estacionamento na cor do carro são outros diferenciais da série Platinum.

O Etios Platinum estará disponível apenas com o motor 1.5 Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,7 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Comparada à versão anterior, com esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e, de potência, 11 cv. A transmissão será sempre a automática de quatro velocidades.

O modelo conta também com direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura elétrica (hatchback) e interna (sedã) do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; controle de velocidade de cruzeiro; travas elétricas; e alto-falantes e tweeters. A função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilita o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem diretamente na tela digital do painel central. Entre os itens obrigatórios, o Etios Platinum 2017 possui airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.