A Chevrolet aproveita o lançamento do Onix 2017 para entrar no segmento dos compacto aventureiros. A inédita versão Onix Activ (parte de R$ 57.190) chega para disputar espaço em uma fatia do mercado que já representa 9,3% dos compactos vendidos.

Assim como os principais nomes deste universo, entre eles Fiat Uno Way, Renault Sandero Stepway, Hyundai HB20 X e Volkswagen Crossfox, o Onix Activ aposta em uma maquiagem de apelo off-road, com destaque para os para-choques redesenhados e itens exclusivos, como rack de teto e apliques plásticos nas laterais e nas caixas de rodas. Tudo isso com o intuito de passar uma sensação maior de robustez. Por dentro o acabamento traz detalhes exclusivos em tom alaranjado

Em termos mecânicos, o Activ não é diferente do restante da gama topo de linha Onix: esconde sob o capô o motor 1.4 que rende 98 cv de potência e 13 kgfm de torque com gasolina e 106 cv e 13,9 kgfm com etanol. Equipado com o novo câmbio manual de seis velocidades, o Activ parte de R$ 57.190 e com a transmissão automática de seis marchas, custa R$ 64.650

A única alteração em relação ao Onix 2017 está na suspensão, que é 30 milímetros mais alta, portanto, 20 mm mais distante do solo que o seu antecessor. Com essa alteração, o Activ conta com certa vantagem em terrenos irregulares e garante mais conforto aos ocupantes, sem que isso comprometa a sua estabilidade.O Onix Activ também é equipado com direção elétrica, no entanto, a Chevrolet informa que o sistema foi recalibrado.

O desempenho é igual ao Onix comum, portanto, o bloco 1.4 empurra bem o modelo, mas sem grandes emoções. O destaque fica para o câmbio manual de seis velocidades, que é bem ajustado ao motor e conta com engates precisos. Os níveis de consumo não foram testados por se tratar de um teste na serra gaúcha, que obviamente exige mais do carro, prejudicando o consumo.

A versão aventureira do compacto conta com o mesmo pacote de equipamentos da configuração LTZ, que inclui ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, airbags frontais, freios com ABS, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas (pneus 195/65 R15), faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, alerta de mudança de marcha, chave canivete e multimidia MyLink II. Os diferencias ficam por conta do sistema OnStar, câmera de ré e porta-óculos.

Fotos: Divulgação