19/11/2013 | 16:55
Canal de Notícias

Bateria do carro descarregou? Saiba como resolver de maneira segura e rápida!

Dicas do Cesvi Brasil ensinam como realizar a transferência de carga utilizando cabos; tentar fazer o carro pegar no tranco é um erro e pode gerar problemas

Autor: da Redação, com informações do Cesvi-Brasil/Foto: Giovanna Consentini
  • Facebook Facebook
  • Twitter Twitter
  • Myspace Myspace
  • Orkut Orkut
  • Bookmarks Bookmarks
Página: Bateria do carro descarregou? Saiba como resolver de maneira segura e rápida!
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Para enviar para mais de uma pessoa, separe os e-mail por ponto e vírgula
Seu Nome:
Seu Email:
Comentários:
Foto

Não dá para saber quando você será surpreendido pela falta de carga na bateria do seu veículo. A qualquer hora você pode entrar no carro, dar a partida e ele simplesmente não funcionar. E você está preparado para essa situação? Sabe o que fazer? O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) dá algumas dicas para você saber como resolver esse problema de maneira segura e rápida.


A primeira coisa que você precisa saber é que não se deve fazer. Embora seja muito comum ouvir que é só dar um empurrão para o carro pegar “no tranco”, esse procedimento não é recomendado. Esta ação pode prejudicar o seu veículo. Em modelos com câmbio manual, o “tranco” pode danificar a correia dentada, a embreagem e até o catalisador. No caso dos carros com transmissão automática, automatizada ou de dupla embreagem, esse método nem é possível e pode gerar graves riscos à caixa de câmbio.


O ideal é que seja feita uma transferência de carga. E a ligação direta entres as baterias também é conhecida popularmente como “chupeta”. Para isso, você vai precisar de um outro carro com carga na bateria e cabos adequados -- normalmente eles possuem duas cores, sendo um preto e o outro vermelho.


Veja o passo a passo na galeria de imagens abaixo


É importante lembrar que o veículo que irá transferir a carga não deve estar ligado. A conexão das baterias precisa ser feita de forma a evitar uma sobrecarga nos módulos eletrônicos.


Primeiramente, você deve ligar o cabo positivo de uma bateria a outra -- geralmente eles estão cobertos por uma capa. Já o polo negativo da bateria, que irá transferir a carga, deve ser ligado de preferência em um local do bloco do motor. Por exemplo, na alça de içamento. Lembre-se que essa área de conexão do polo negativo deve ser sem cobertura e sem pintura para que haja um bom contato.


Antes de efetuar a partida, verifique se os cabos não estão próximos à hélice do eletroventilador, polias ou correias, evitando o enroscamento acidental.


Após a conexão dê a partida no motor do veículo sem carga. Feito isso, aguarde alguns segundos. Se o carro funcionar, saiba que a missão está cumprida e foi somente falta de carga mesmo. Retire o cabo negativo e depois o positivo.


Se não conseguir fazer o carro pegar após algumas tentativas, é melhor não continuar insistindo. O indicado é chamar um guincho para levar o carro a uma oficina especializada.

Veja abaixo a galeria de fotos:
Publicidade
Publicidade
Central de Atendimento Carsale - (11) 3274 5900
Classificados
Carsale - Compra Coletiva
Blog Carsale
Av do Estado, 5200, CEP: 01516-000, São Paulo - SP --- Copyright 2000-2013 Carsale.com.br - Todos os direitos reservados