05/04/2012 | 16:06
Canal de Análise de Mercado

Financiamento registra alta de 6,6% em fevereiro

Mesmo com bons resultados, bancos das montadoras correm atrás para reduzir inadimplência, que já está na casa dos 5,5%

Autor: Da Redação/Foto: Divulgação
  • Facebook Facebook
  • Twitter Twitter
  • Myspace Myspace
  • Orkut Orkut
  • Bookmarks Bookmarks
Página: Financiamento registra alta de 6,6% em fevereiro
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Para enviar para mais de uma pessoa, separe os e-mail por ponto e vírgula
Seu Nome:
Seu Email:
Comentários:
Foto
Carsale - De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), o crédito para financiamento de veículos registrou crescimento em fevereiro na comparação com o primeiro mês de 2012, movimentando R$ 201,5 bilhões. Segundo o balanço divulgado nesta quinta-feira (5), a alta foi de 6,6% em relação ao mesmo período em 2011.

O cenário atual segue a mesma tendência de 2011, em que o crescimento foi contínuo, porém mais moderado, principalmente se comparado a 2010. Segundo a entidade, historicamente, o primeiro semestre do ano é menos aquecido que o segundo. O setor deve voltar a crescer, incentivado pelas medidas de redução de juros e taxas divulgadas pelo Governo Federal e pelos bancos estatais.

Inadimplência em alta

Em alta desde o final de 2011, o saldo da inadimplência acima de 90 dias alcançou a marca de 5,5%, um aumento de 0,2 ponto percentual frente ao mês anterior, e de 2,7 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados do Banco Central confirmam a preocupação que já existia entre os bancos de montadora, principalmente pelo fato de que, até o momento, não foi verificada uma reversão na tendência das curvas de inadimplência, e nem mesmo uma sinalização de alguma estabilização dessas curvas.

Para a ANEF, os números são expressivos, mas devem recuar já que os consumidores estão ficando mais atentos e mais organizados financeiramente. "A tendência é de que, nos próximos meses, este cliente que está devendo, faça um acordo para quitar as prestações em atraso e deixe de ser inadimplente. Sendo assim, a curva começará a baixar”, avalia o presidente da ANEF, Décio Carbonari.
Publicidade
Publicidade
Central de Atendimento Carsale - (11) 3274 5900
Classificados
Carsale - Compra Coletiva
Blog Carsale
Av do Estado, 5200, CEP: 01516-000, São Paulo - SP --- Copyright 2000-2013 Carsale.com.br - Todos os direitos reservados