27/06/2013 | 20:07
Canal de Lançamentos

VW Fox BlueMotion 1.0 antecipa o motor do Up!

Partindo de R$ 32.590, modelo passa a contar com o moderno propulsor de três cilindros do subcompacto que estreará no segundo semestre

Autor: Guilherme Silva, de Campinas (SP)/Foto: Divulgação
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A Volkswagen apresentou na última quarta-feira (26) o Fox BlueMotion 1.0, que marca a estreia do motor tricilíndrico de 999 cm³ da família EA211 – o propulsor equipará também o subcompacto Up!, cujo lançamento será no segundo semestre deste ano. De acordo com a montadora, o propulsor é o mais moderno de sua gama a ser fabricado no País por incorporar diversos recursos tecnológicos desde a produção e chega para ser a opção mais econômica da categoria no Brasil.

O Fox BlueMotion 1.0 custa a partir de R$ 32.590 na configuração duas portas e R$ 34.090 na carroceria de quatro portas. A versão custa R$ 750 a mais que o Fox 1.0 equipado com o motor de quatro cilindros. Além do novo motor, o valor extra acrescenta direção com assistência eletro-hidráulica e sinalização de frenagem de emergência (o sistema pisca as luzes de freio toda vez que o motorista realizar uma frenagem mais brusca).



Para produzir o novo motor no Brasil, a Volkswagen investiu R$ 335 milhões na fábrica de São Carlos (SP) e realizou diversos testes de rodagem, que totalizaram mais de 2,4 milhões de quilômetros. Desenvolvido para atingir a maior eficiência energética em termos de consumo, desempenho e emissões, o propulsor conta com soluções, como comando de válvulas variável na admissão e coletor de escape integrado ao cabeçote. Por ser produzida em alumínio (bloco e cabeçote) e ter apenas três cilindros, a unidade de força pesa 24 quilos a menos que o quatro-cilindros de 1.0 litro que equipa as versões de entrada do Fox. O novo motor já conta com a tecnologia E-Flex, que dispensa o tanquinho de gasolina para a partida a frio.

Segundo a Volkswagen, o motor EA211 desenvolve 75/82 cavalos de potência (gasolina/etanol) e 9,7/10,4 kgfm de torque, disponíveis entre 3 mil e 3.800 rpm. Pelos dados da montadora, o Fox BlueMotion acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos quando abastecido com gasolina e em 13,2 s com etanol. A velocidade máxima é de 166 km/h com o combustível fóssil e 167 km/h com o derivado de cana-de-açúcar.

No quesito consumo, a fabricante anuncia médias de 12,7 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade. Em trecho rodoviário as medições apontaram 14,4 km/l (g) e 9,9 km/l (e).



Por se tratar de uma configuração voltada à economia de combustível, o Fox BlueMotion recebeu modificações aerodinâmicas e mecânicas que favorecem a sua eficiência. Do lado de fora, a carroceria conta com grade frontal e aerofólio traseiro exclusivos. Para reduzir o esforço e, consequentemente, o consumo do motor, o modelo é equipado com sistema de direção eletro-hidráulica. O câmbio teve a sua relação de marchas alongada e a suspensão recebeu amortecedores recalibrados. Os pneus convencionais de 15 polegadas de diâmetro foram substituídos por outros de baixa resistência à rolagem e de 14 polegadas (175/70 R14).

Apesar das novidades mecânicas, o Fox BlueMotion fica devendo itens obrigatórios em carros da faixa de preços acima de R$ 30 mil, como ar-condicionado e vidros com acionamento elétrico. No entanto, o modelo já sai de fábrica com airbags frontais, freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuidor de frenagem (EBD).

Sem saudades do quarto cilindro

O Carsale rodou cerca 50 quilôemtros com o Fox BlueMotion 1.0 em trecho rodoviário, e no rápido convívio com a versão “ecológica” do compacto foi possível notar uma evolução de comportamento em relação ao antigo bloco de quatro cilindros. O novo motor mostra mais ânimo a partir dos 3 mil rpm - faixa de giros em que o torque máximo já está disponível – e embala o hatch de 993 quilos (o Fox 1.0 convencional pesa 1.022 kg) com certa agilidade, chegando a lembrar um carro com motorização 1.4.

A dirigibilidade fica ainda mais agradável por conta da direção eletro-hidráulica e do câmbio de engates precisos. Na estrada, o carrinho mantém a velocidade de cruzeiro sem problemas e impressiona pelo baixo nível de ruído a 110 km/h. A essa velocidade, o ponteiro do conta-giros indicava 3.500 rpm. A média de consumo, rodando com gasolina no tanque, ficou em 15,8 km/l.



A Volkswagen acredita que o Fox BlueMotion 1.0 representará de 3% a 5% do total de vendas do compacto (cerca de 600 a 700 carros por mês). Apesar da lista de itens de série carente de equipamentos desejados por consumidores de modelos desta faixa de preços, o Fox BlueMotion 1.0 tem atributos dinâmicos que servem como um bom cartão de visitas para a estreia do novo motor.

Viagem a convite da Volkswagen do Brasil.
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