09/05/2012 | 18:43
Canal de Notícias

Nota Fiscal deverá ter nível de emissão veicular

Projeto já foi aprovado pela Comissão do Meio Ambiente e será votado pela Câmara dos Deputados

Autor: Da Redação/Foto: Larissa Florêncio
  • Facebook Facebook
  • Twitter Twitter
  • Myspace Myspace
  • Orkut Orkut
  • Bookmarks Bookmarks
Página: Nota Fiscal deverá ter nível de emissão veicular
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Para enviar para mais de uma pessoa, separe os e-mail por ponto e vírgula
Seu Nome:
Seu Email:
Comentários:
Foto
Carsale – Com o objetivo de informar o quanto cada um dos veículos polui, a Comissão do Meio Ambiente (CMA) aprovou um projeto que obriga as fabricantes e órgãos de licenciamento a acrescentarem na nota fiscal e no certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) informações sobre emissões dos automóveis, com destaque para o gás carbônico e outros gases ligados ao efeito estufa. A partir de agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados. Em seguida, se for aprovado, passará ainda pelo Senado Federal e por será enviado a Presidente da República para sanção.

Outra iniciativa que já está em vigor e contribui para informar os consumidores o quão ecológico é um determinado modelo, foi a 4ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, divulgada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em fevereiro deste ano. A listagem que pode ser acessada aqui,serve para informar o nível de consumo de combustível dos veículos e, por conseqüência, mostrar o quanto ele polui, pois o nível de consumo é proporcional ao nível de emissões.

Na edição 2012 estão participando oito montadoras - Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen – com 157 versões de veículos. A classificação de cada um pode variar em cinco níveis que vão de A até E – do mais eficiente para o menos eficiente. As fabricantes que concordaram em participar do programa são obrigadas a partir deste mês de abril a colocar nos carros à venda uma etiqueta que informa a classificação do veículo de acordo com o Inmetro.

Carros verdes

Todas as ações no sentido de ressaltar os níveis de consumo e emissões dos veículos, de alguma forma induzem as fabricantes a desenvolveram tecnologia mais limpas. Tanto é que, de acordo com especialistas, somente na última década o ganho em termos de autonomia cresceu de 15% a 20%. Na reportagem, Indústria de carros deve se reinventar até 2020 são apontadas as evoluções já conhecidas e as que estão por vir.

Leia também:

Brasil vai contra a onda dos carros verdes














 
Publicidade
Publicidade
Central de Atendimento Carsale - (11) 3274 5900
Classificados
Carsale - Compra Coletiva
Blog Carsale
Av do Estado, 5200, CEP: 01516-000, São Paulo - SP --- Copyright 2000-2013 Carsale.com.br - Todos os direitos reservados