09/03/2012 | 18:59
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Jeep Wrangler Unlimited encara trilhas com valentia

Linha 2012 recebeu novo motor V6 de 284 cavalos e câmbio automático de cinco marchas

Autor: Carlos Guimarães/Foto: Divulgação
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Carsale - A Jeep prepara mudanças na sua linha de modelos, cujo estilo seguirá as linhas do novo crossover compacto que está por vir, provavelmente entre o fim de 2013 e o início de 2014. Mas o tradicional Wrangler ficará de fora dessa revolução. Considerado ícone da marca norte-americana, o modelo recebeu como principal mudança na linha 2012 um novo conjunto mecânico. Agora, o utilitário vem com motor V6 Pentastar de 284 cavalos e câmbio automático de cinco marchas. Durante apresentação do carro à imprensa, conseguimos avaliar a versão Unlimited (R$ 139.900), em trechos de asfalto e passando por obstáculos na terra.

Feito para entusiastas das trilhas e da tradicional marca de 71 anos, o Wrangler de fato mantém várias características de um legítimo jipe. Para-brisa quase sem inclinação, volante bem próximo do painel conservador, caixas de roda no formato trapezoidal, dobradiça das portas aparentes, entre várias outras características fazem qualquer um se sentir um jipeiro de plantão. Dada a partida, o que impressiona logo de cara é o silêncio do novo motor V6. E nos primeiros metros fica clara a vocação para rodar em baixa velocidade, sem se intimidar com obstáculos pelo caminho. Pesando quase duas toneladas (1.860 kg), o jipão precisa de um bom impulso para vencer a inércia. Ainda bem que o V6 tem bons 35,4 kfgm, mas essa força toda aparece apenas a 4.300 rpm. Portanto, é preciso pisar mais forte no acelerador para conseguir certa agilidade. Segundo a Jeep, o Wrangler Unlimited faz de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge 180 km/h.



No trecho de asfalto é bom ter cautela nas curvas, apesar do controle eletrônico de estabilidade  de série.  A inclinação da carroceria nas curvas e o alto peso não deixam dúvida de que o habitat natural do Wrangler é mesmo numa boa trilha de terra. Não foi à toa que a fabricante preparou um trecho cheio de obstáculos no meio da lama. Parece que, assim que colocou os pneus lameiros no barro e a tração integral foi acionada, o carro se transformou. Aliás, o engate do 4x4 é feito à moda antiga. Não há nada eletrônico. E a alavanca precisa ser acionada sem cerimônias, com força.

No primeiro obstáculo, o carro mostrou sua habilidade em passar por terrenos inclinados. No caso da versão Unlimited, o carro anda sem capotar até 19° de inclinação. Em seguida, veio uma subida íngrime, enfrentada sem dificuldade, mas pisando com vontade no pedal da direita. Os ângulos de ataque e saída também ajudam: 30,5° e 29.8°, respectivamente. O longo curso da suspensão e a boa altura livre do solo também fazem do Wrangler um devorador de trilhas. Até se aparecer um trecho alagado, o carro encara. Segundo a marca norte-americana, contanto que o velocímetro não passe dos 8 km/h e não tenha mais do que 48,3 centímetros de altura de água, o Unlimited passa sem problemas. Um dos segredos é a instalação de entrada de ar e alternador em posição mais alta no cofre do motor.






Por dentro, um dos destaques fica por conta do sistema de som Alpine e facilidades para que vai pegar trilhas, como o dreno no assoalho para escoar a água que eventualmente pode entrar no carro. Mas quem for sentado no banco traseiro vai se sentir desconfortável. Os bancos de tecido não são um exemplo de conforto e o espaço para as pernas é pequeno. Pelo menos nessa versão de quatro portas, o porta-malas é generoso, com 498 litros. E a lista de equipamentos não impressiona para um modelo de quase R$ 140 mil. Há apenas duplo air bag, ar-condicionado, capota rígida removível, freios ABS, entre outros.

Veredicto 


Com planos de vender 400 unidades do Wrangler no Brasil em 2012, a Jeep ainda continua como uma marca para entusiastas. Em 2011, a marca fechou com apenas 25 pontos de vendas e quer dobrar esse número nos próximos anos.  Com clara vocação para uso em trilhas, o Wrangler Unlimited, porém, tem poucos concorrentes diretos no mercado brasileiro. Outros  dois aliados do carro são: tradição da marca e o bom nível de confiabilidade. 

 
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Veja abaixo a galeria de fotos:
 
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Ficha Técnica
Wrangler Unlimited 2012
Motor
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, gasolina
Cilindrada (Cm³)
3.605
Potência (Cv)
284 a 6.350 rpm
Torque (Kgfm)
35,4 a 4.500 rpm
Câmbio
Automático, de cinco marchas, tração integral
Comprimento (m)
4,75
Largura (m)
1,87
Altura (m)
1,86
Entre-Eixo (m)
2,95
Peso (Kg)
1.860
Porta-Mala (l)
498
Suspensão
Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
Freios
A disco nas quatro rodas com ABS
Tanque (l)
85 litros
Preço (R$)
R$ 139.900
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