28/02/2012 | 19:28
Canal de Comparativo / Teste

Nissan March 1.6 se mostra animado na pista de testes

Versão com apelo esportivo SR faz jus ao visual enfeitado

Autor: Carlos Guimarães/Foto: Leonardo Faria
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Carsale - No terreno dos hatches pequenos bem dispostos, o March 1.6 é visto como um estranho no ninho. Acaba de completar três meses de mercado tendo como principais concorrentes apenas o trio de modelos tradicionais: Gol Power , Fiesta Rocam  e Palio, todos com motor 1.6. Na briga também entram  207 e Sandero, mas vamos ficar com o pelotão de frente.  Quer algo diferente, que fuja do convencional e tenha boa agilidade no dia a dia? Pelo o que percebemos na rápida avaliação e nas medições feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, a parte do desempenho está garantida, a do visual diferente também, mas o Nissan ainda precisa evoluir quando o assunto é nível de acabamento e espaço.

Os preços sugeridos do hatch da marca japonesa com motor 1.6 começam em R$ 35.890 e chegam até R$ 39.900, caso da versão topo de linha SR que recebemos para teste. Em todas há direção com assistência elétrica  ar-condicionado e duplo air bag de série, além de maçanetas internas cromadas, computador de bordo, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, apenas para citar os principais itens.  Com tudo isso, o tal trio custa mais caro. O Volkswagen não sai por menos de R$ 44.500 e o Fiat supera os R$ 42.500. Apenas o Ford tem valor mais agressivo (R$ 35.490), mas está em falta no mercado.






Ok, na questão custo-benefício, o March 1.6 se sai bem. O problema é que o tradicional acabamento simples demais do trio também faz parte dos problemas no novato . O painel tem desenho moderno e com boa ergonomia (exceto pelo comando dos retrovisores, na parte inferior esquerda), mas é feito de plástico duro. Além disso, o volante deveria ter melhor empunhadura, a espuma dos bancos é macia demais e faltam apoios no forro do teto. Também deveriam ter evitado descuidos como os parafusos aparentes na capa da coluna de direção. Bom é que a instrumentação é completa e inclui mostrador digital com computador de bordo, informando, inclusive a autonomia e o consumo médio. Há quem torça o nariz, mas a versão SR vem com defletores de ar na frente nas laterais e na traseira, além de adesivos decorativos.

Mas apesar da boa distância entreixos (2,45 metros), que mantém as pernas de quem for sentado no banco traseiro livres de apertos,  não é recomendável levar três adultos no banco traseiro. Embora o 1,67 metro de largura esteja na média dos concorrentes, a falta de apoios no teto e a expansão do console central atrapalham bastante o terceiro passageiro, geralmente sentado no meio. Apertado também é o porta-malas de apenas 265 litros, menor que os dos principais rivais (305 litros do Fiesta, 290 litros do Palio e 285 litros do Gol).

Hora de acelerar. Alinhado na pista para o teste de aceleração, o March 1.6 surpreende e crava bons 9.62 segundos para ir de 0 a 100 km/h, superando com folga qualquer integrante do trio e chegando perto do sofisticado e turbinado Audi A1, que fez 9,41 segundos nas medições do IMT. De fato, sobra fôlego ao pequeno Nissan.  Um dos segredos do bom desempenho é a relação peso-potência bem favorável, de 8,7 kg/cv, seguindo a receita inglesa aplicada aos legítimos “roadsters”.  Pise no acelerador e ouvirá até um ronco mais grave que o encontrado na maioria dos hatches da mesma categoria. Nas trocas de marchas, não terá problemas, já que são feitas com facilidade e precisão, inclusive nas reduções.

Ainda de acordo com os números do IMT, o March 1.6 mantém sua boa disposição nas retomadas. O motor 1.6 de 111 cavalos e interessantes 15,1 kgfm a 4.000 rpm responde bem em qualquer ultrapassagem. De 60 a 120 km/h, precisa de apenas 14,2 segundos, marca que fica com uma diferença de praticamente 1,5 segundo de vantagem em relação ao Palio Sporting 1.6 (15,7 s). Não resta dúvida, o carro faz jus aos enfeites que dão ideia  de esportividade. Os freios também dão conta do recado, mesmo com tambores no eixo traseiro, mas não há como ter ABS nem como opcional.

Apenas a direção deveria ser um pouco menos anestesiada e, principalmente, os pneus poderiam ser maiores e melhores que os chineses Maxis 175/60R 15. Com isso, o hatch da marca japonesa não chega a ter um comportamento exemplar nas curvas. O carro transmite segurança, sem inclinar demais e mantendo estabilidade compatível com sua proposta. O que também agrada no Nissan é o consumo comedido. Com apenas etanol no tanque, segundo o IMT, fez 8,1 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.

Veredicto


Com boa relação custo benefício e desempenho surpreendente, o March 1.6 tem argumentos suficientes para brigar  com os tradicionais integrantes do segmento de hatches compactos mais animados. E até superá-los em alguns aspectos. Fica devendo melhor acabamento e mais espaço interno, além de uma rede maior e que tenha condições de atender não apenas à demanda por peças de reposição, mas também por serviços.

 
Avaliação Carsale
Nissan March SR 1.6
Posição de Dirigir
Acabamento
Segurança
Estilo
Consumo
Custo/Beneficio
Itens de série
Espaço Interno
Desempenho
Ergonomia
Conjunto mecânico
Conforto
Avaliação Carsale
3,33
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Veja abaixo a galeria de fotos:
 
Untitled Document
Ficha Técnica
March SR 1.6
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, flex
Cilindrada (Cm³)
1598
Potência (Cv)
111 a 5.600 rpm
Torque (Kgfm)
15,1 a 4.000 rpm
Câmbio
Manual de cinco marchas, tração dianteira
Comprimento (m)
3,78
Largura (m)
1,67
Altura (m)
1,53
Entre-Eixo (m)
2,45
Peso (Kg)
964
Porta-Mala (l)
265
Suspensão
Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
Freios
A disco ventilado nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras
Tanque (l)
41
Preço (R$)
R$ 39.900
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