13/10/2011 | 16:50
Canal de Comparativo / Teste

Novo Mercedes C180 mostra eficiência na pista

Sedã consegue ser econômico sem deixar desempenho de lado

Autor: Carlos Guimarães/
  • Facebook Facebook
  • Twitter Twitter
  • Myspace Myspace
  • Orkut Orkut
  • Bookmarks Bookmarks
Página: Novo Mercedes C180 mostra eficiência na pista
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Para enviar para mais de uma pessoa, separe os e-mail por ponto e vírgula
Seu Nome:
Seu Email:
Comentários:
Carsale - No meio do trânsito caótico de São Paulo, uma luz forte e branca se destaca no mar de carros.  Durante o dia ou à noite lá está ela, desviando olhares em contraste com a cor preta do sedã de estilo sóbrio. Mas depois de cinco dias dirigindo o novo Classe C180 CGI (R$ 116.900) fica claro que o carro brilha mesmo por aliar bom desempenho com economia de combustível, mérito do conceito Blue Efficiency, que reduz o consumo e as emissões a partir de uma série de detalhes: para-brisa mais leve, vãos selados entre os faróis, grade do radiador parcialmente coberta e pneus com 17% menos de resistência ao rolamento, apenas para citar alguns exemplos. Nessa busca por mais eficiência, não apenas a engenharia alemã, mas você também entra na jogada. Explico: no novo painel de instrumentos, com mostrador de alta resolução, instalaram um medidor de consumo instantâneo para controlar o gasto de combustível usando uma barra digital. Isso facilita e estimula o motorista a dosar a pressão no acelerador.

Pode pisar de leve que, apesar dos 25,5 kgfm de torque aparecerem a 4.200 rpm, há boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. Aliás, também para economizar, o câmbio automático vai jogando cada uma das sete marchas para cima o tempo todo. O resultado de tudo isso foi medido na pista de testes pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Conforme o IMT, o C180 CGI Blue Efficiency faz 8,4 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, números animadores para um sedã de 4,58 metros de comprimento, que pesa 1.485 kg, não? Não há como negar que foi uma grata surpresa dirigir por quilômetros e quilômetros e ver o ponteiro do marcador de combustível quase sem se mexer.



Porém, de vez em quando, não há como resistir: numa pisada um pouco mais forte no acelerador e os 156 cavalos do motor 1.8 turbo vêm à tona, mostrando o lado esportivo do carro. Afinal, não é por acaso que as rodas seguem o estilo dos esportivos da AMG e, mesmo em se tratando de uma versão de entrada, o volante é revestido de couro com detalhes de alumínio. Na pista, ainda conforme os números do IMT, o sedã da marca alemã acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e retomou de 60 a 120 km/h em 8,6 segundos, números de respeito. Como pontos a serem revistos, encontramos apenas os vários comandos reunidos na alavanca da direita da coluna de direção, o que acaba atrapalhando no dia a dia, assim como os controles do som e a haste que aciona o controlador da velocidade de cruzeiro (“piloto automático”).

Além disso, a direção com assistência elétrica poderia ser um pouco mais comunicativa. Em contrapartida, para economizar combustível, funciona sob demanda, ou seja, apenas quando é preciso. Dirigir o C180 CGI Blue Efficiency também agrada pela boa visibilidade (inclusive dos retrovisores), precisão dos freios e por causa da sensação de segurança que o carro transmite, o que é ajudado pelo controle eletrônico de estabilidade de série. O baixo nível de ruído é marcante, mesmo em velocidades mais altas. Nem o barulho do vento é ouvido direito graças à aerodinâmica exemplar (Cx de apenas 0,26), melhorada em relação à versão anterior também com uma distância livre do solo um pouco menor. Conforme a fabricante, o C180 CGI Blue Efficiency atinge 223 km/h. Dando uma olhada geral no carro, percebe-se sinais da versão mais em conta por detalhes como revestimento MBTex (uma imitação de couro da Mercedes), display do console central apenas com informações básicas (a partir da versão C250 CGI há GPS com mapeamento de várias cidades do Brasil) e ajustes nos próprios bancos e não pelos tradicionais botões na lateral das portas que representam os assentos.



Mesmo assim, o interior é de bom gosto e bem espaçoso, principalmente para quem vai sentado atrás. E o porta-malas leva generosos 485 litros de bagagem. Para tornar a viagem mais agradável, pode-se espetar um pendrive na entrada USB no console central e ir escolhendo o repertório com ajuda dos botões do volante multifuncional.  Mas apesar da reforma visual, o C180 mostra alguns detalhes que certamente vão mudar na próxima geração, prevista para o início de 2014. Um deles é o freio de estacionamento acionado por um pequeno pedal do lado esquerdo e solto por uma alavanca no painel, o que será substituído por um sistema eletrônico, mantendo o ganho de espaço, porém com mais eficiência.

Veredicto


O que mais impressiona no Mercedes C180 CGI Blue Efficiency é a combinação do bom desempenho com baixo consumo. Além disso, as mudanças visuais e o conjunto mecânico agradam por terem deixado o carro mais moderno e seguro. Mas, apesar de ter recebido mais de dois mil novos componentes, segundo a fabricante, a linha 2011 do C180 logo vai precisar de mudanças para acompanhar o nível dos concorrentes. Como modelo mais vendido da marca alemã, bem que o Classe C poderia ter recebido novidades mais significativas.

 
Avaliação Carsale
Mercedes-Benz C180 CGI Blue Efficiency
Posição de Dirigir
Acabamento
Segurança
Estilo
Consumo
Custo/Beneficio
Itens de série
Espaço Interno
Desempenho
Ergonomia
Conjunto mecânico
Conforto
Avaliação Carsale
4
Publicidade
Veja abaixo a galeria de fotos:
 
Untitled Document
Ficha Técnica
C180 CGI BlueEfficiency
Motor
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina
Cilindrada (Cm³)
1.796
Potência (Cv)
156 a 5.000
Torque (Kgfm)
25,5 entre 1.600 e 4.200 rpm
Câmbio
Automático sequencial de 7 marchas
Comprimento (m)
4,58
Largura (m)
2,01
Altura (m)
1,45
Entre-Eixo (m)
2,76
Peso (Kg)
1.485
Porta-Mala (l)
485
Suspensão
Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
Freios
A discos ventilados, com ABS
Tanque (l)
62
Preço (R$)
a partir de R$ 116.900
Publicidade
Veja Também:
Rua Alcides de Queiroz , 401 - Bairro Casa Branca - CEP: 09015-550 / Santo André -SP
Copyright 2000-2014 Carsale.com.br - Todos os direitos reservados