15/07/2003 | 15:12
Canal de Comparativo / Teste

Fiat Palio Adventure X Ford Ecosport

Os "papa-buracos" ficam frente a frente

Autor: Carlos Guimares/Foto: Oswaldo Palermo
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Página: Fiat Palio Adventure X Ford Ecosport
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Um país com ruas esburacadas e milhares de quilômetros de estradas de terra como o Brasil não poderia deixar de ter modelos dispostos a entrar na lama e de enfrentar obstáculos no asfalto. Dois deles são a perua Palio Adventure e o utilitário-esportivo compacto EcoSport. Ambos levam a família para um passeio no fim de semanaou encaram trilhas leves sem sustos. A briga entre os dois ficará ainda mais acirrada quando tiverem tração integral. O Ford em dezembro e o Fiatprovavelmenteno início do ano que vem.  

Por enquantoos dois vêm apenas com o eixo dianteiro motriz e por isso andamos mais no asfalto que na terra. Conforme os números de teste do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)a perua Adventure mostrou mais agilidade pelo menor peso e por causa dos 200 cm³ a mais de cilindrada. Além dissosegundo os dados dos fabricanteso modelo da Fiat gasta um pouco menos na estrada. Em contrapartidao Ecosport foi mais valente em enfrentar obstáculos na terra.

ESTILO

A perua da Fiat já está com "plástica" marcada para o primeiro semestre do ano que vemquando receberá alterações estéticas que incluirão corte reto da tampa do porta-malas e frente igual ao do novo Palioque deverá ser lançado em agosto. Nessa versão Adventureos detalhes exclusivos (como o "quebra-mato" na dianteira com faróis auxiliares e os estribos laterais) chamam a atenção. No caso das rodas de aro 14 com pneus 175/80Ro efeito não é meramente estéticouma vez que ajudam em trechos fora-de-estrada.

No EcoSporta vocação para andar na terra é mais evidente. Já começa pela distância livre do solo. São 25 centímetros no centro e 20 cm próximo da base do pára-lama dianteiro. A Palio Weekend Adventure tem 17 cm e o lendário Land Rover Defender chega a 21,5 cm. O ângulo máximo de entrada em aclives é de 28º e o de saída 34ºoutras duas boas marcas. Além dissoo desenho do carro caracteriza um autêntico utilitário-esportivoo que tem contribuído para o bom desempenho nas vendas.

O interior da Adventure caracteriza-se pelo grafismo com números amarelos (exclusivo dessa versão)assim como a padronagem do tecido usado nos bancos. Há de se destacar também o ar-condicionado como equipamento de sériealém do opcional subwoofer instalado no porta-malas para reforçar os sons graves do sistema de som. Para quem precisa de espaçoa boa notícia é que a perua da Fiat pode levar 460 litros de bagagem. No EcoSportse o banco traseiro não for rebatidohá espaço para apenas 296 litros.

Assim como uma minivano interior do EcoSport agrada pela versatilidade. Há 13 porta-objetos. Um delesfica sob o assento do banco do passageiro que vai na frente. Para acessá-lobasta puxar a parte traseira do assentoque é aberto como uma tampa de baú. Outro detalhe interessante é o gancho no porta-luvas para pendurar bolsas e sacolas. A instrumentação é praticamente igual a do Fiesta. Mas o acabamento merecia mais capricho. Em pisos irregulareso nível de ruído sobe bastante.

DESEMPENHO

Por causa dos cinco cavalos da mais do motor 1.8 (103 cv ante 98 cv) e da relação peso/potência mais favorável (10,9 kg/cv contra 12,1 kg/cv)a Palio Adventure se saiu melhor que o utilitário da Ford na prova de aceleração de 0 a 100 km/h. Segundo os números do IMTa perua da Fiat precisou de 12,3 segundos para completar a provaante 13,7 s do adversário. Mas apesar de ter apresentado melhor desempenhoo propulsor Powertrain 1.8 não teve a mesma suavidade de funcionamento do Zetec Rocam 1.6que gera menos vibrações e é mais silencioso em rotações mais altas.

Nas retomadas de velocidade de 40 a 120 km/h em 4º marchao EcoSport mostrou que precisaria de um pouco mais de torque para reagir bem aos comandos do acelerador. Seus 14,3 kgfm a 4.300 rpm foram suficientes apenas para cravar 22,2 segundos no cronômetroatrás dos 17,7 segundos da perua Adventurecujo motor 1.8 gera 17 kgfm a apenas 2.800 rpm. O utilitário da Ford fica com mais um ponto contra em desempenhomas a favor no que se refere ao conjunto mecânicojá que o câmbio IB5 Plus mostrou ter engates fáceis e precisos.

A boa rigidez torcional da carroceria do EcoSportque é 48% mais rígida que a do Fiestacontribuiu com o comportamento dinâmico. Mesmo ao passar por buracos e ondulaçõeso carro transmite solidezsem dar sustos em quem dirige. A suspensão absorve bem as irregularidades do piso e tem curso adequado para enfrentar obstáculos de dificuldade média.

No caso da Palio Adventurenota-se que as estradas de terra e as ruas esburacadas são superadas com facilidademas não há tanta valentia para enfrentar obstáculos mais difíceis. O ângulo de ataque (inclinação para vencer subidas) é de 26º sem bagagem e de 25º com carga máximaficando o de fuga (saídas de trechos íngremes) em 29º vazio e 23º carregado. Segundo os números dos fabricanteso EcoSport tem velocidade limitada eletronicamente em 180 km/h e a Palio Adventure atinge 176 km/h.

MERCADO

A versão básica do Ford EcoSport 1.6 é a XLque custa a partir de R$ 37.530o que dá direito a ar-condicionadodireção hidráulicabanco do motorista com regulagem de alturagancho para reboquelimpador e lavador do vidro traseiroentre outros itens. Mas o carro pode chegar a custar R$ 40.630no caso da versão topo de linha (XLT) com todos os opcionaiscomo bancos de couroar-condicionado e rodas de liga-leve.

No caso da Palio Adventureos preços partem de R$ 38.031valor que já inclui uma boa lista de equipamentoscomo ar condicionadodireção hidráulicavidros e trava elétricaspreparação para som e vidros verdes. Com todos os opcionais da perua da Fiat passa a valer R$ 45.364. Por esse preçoo fabricante italiano oferece freios ABSvolante com regulagem de alturaduplo air bagsistema de som com CD player no painel e disqueteira para cinco discosentre os principais itens.
 
Avaliação Carsale
Palio Adventure XLT 1.8
Ecosport XLT 1.6
Posição de Dirigir
Acabamento
Segurança
Estilo
Consumo
Custo/Beneficio
Itens de série
Espaço Interno
Desempenho
Ergonomia
Conjunto mecânico
Conforto
Avaliação Carsale
2,08
2,17
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Veja abaixo a galeria de fotos:
 
Untitled Document
Ficha Técnica
Palio Adventure 1.8
EcoSport 1.6
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros
Dianteiro, transversal, quatro cilindros
Cilindrada (Cm³)
1.796
1.596
Potência (Cv)
103 a 5.400 rpm
98 a 5.250 rpm
Torque (Kgfm)
17 a 2.800 rpm
14,3 a 4.250 rpm
Câmbio
manual de cinco marchas
manual de cinco marchas
Comprimento (m)
4,25
4,22
Largura (m)
1,65
1,73
Altura (m)
1,59
1,62
Entre-Eixo (m)
2,46
2,49
Peso (Kg)
1.128
1.186
Suspensão
McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e molas helicoidais, na dianteira, e independentes com braços oscilantes longitudinais, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e molas helicoidais, na traseira
McPherson com braços inferiores e buchas horizontais, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos pressurizados e molas helicoidais, na dianteira, e tipo "twist -beam" (eixo de torção) semi-independente, amortecedores com montagem externa tipo dual path e molas sob o assoalho, na traseira
Freios
Dianteiros a disco e traseiros a tambor
Dianteiros a disco e traseiros a tambor
Tanque (l)
51
45
Preço (R$)
a partir de R$ 38.031
a partir de R$ 37.530
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