16/04/2008 | 14:04
Canal de Comparativo / Teste

Siena X Polo Sedan

Siena HLX trava duelo acirrado com Polo Sedan Comfortline

Autor: Michel Escanhola/Foto: Rodrigo Leite
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Página: Siena X Polo Sedan
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Procura-se um sedã nacional com amplo porta-malasdesign atualmotor bicombustível com bom desempenho e espaço interno que acomode cinco pessoas. Volkswagen Polo Sedan e Fiat Siena atendem bem às exigências dos consumidores deste segmento. Com bons níveis de equipamento e acabamentoambos têm outro ponto em comum: o DNA de um hatchback. Tanto o três volumes fabricado em São Bernardo do Campo quanto o modelo que deixa a planta de Betim (MG) foram projetados a partir de seus respectivos "irmãos caçulas"no casoPolo e Palio.

De um lado o Siena HLXdo outroo Polo Sedan Comfortline. Um propulsor 1.8ldesenvolvido em parceria com a General Motorsversus o conhecido 1.6lconcebido pela Volks. Na briga pela vaga na garagemo Fiat dá um importante passo: tem preço sugerido de R$ 45.390número que salta aos olhos ante os R$ 53.280 do sedã VW. Mas essa diferença é traduzida em acessórios. A versão Comfortline é mais recheada que a HLX.

Nas medições realizadas pelo Carsaleo motor 1.6 da Volks andou perto do rival 1.8 em todos os testessem abrir mão da economia. Independentemente do combustívelo Polo Sedan mostrou-se mais econômico que o Sienaque andou na frente o tempo inteiro.

ESTILO

A atual linha Poloformada pelas versões 1.6Sportline e Comfortline (esta também disponível na motorização 2.0 a gasolina) já figura pelas ruas há algum tempo. Mas especificamente desde setembro de 2006quando trocou os faróis duplos por um conjunto mais modernoalém de ganhar uma chamativa grade do radiador.

O desenho traseiro passou a ser mais envolventecom lanternas inspiradas nas da perua Spacefoxproduzida na Argentina. A tampa do porta-malas ganhou um pequeno spoiler traseirodando ares de esportividade ao sedã montado no ABC Paulista. No interiora iluminação dos instrumentos é em azulcontrastando com os ponteiros em vermelho. A versão Comfortline conta com detalhes internos em cromadoconferindo mais sofisticação ao modelo.

O Sienapor sua vezentrou em sua quarta geração em dezembro do ano passado. Desde 1997quando o três volumes mineiro estreou no mercado brasileiroé a primeira vez que a frente não traz as linhas do Palio. Mas se a identidade frontal é própriao interior não nega as origens: é praticamente igual ao do "caçula".

Com visual externo totalmente renovadoo Siena tem dois pontos de destaque: os faróis com dupla parábola (que estarão presentes nas novas gerações da picape Strada e da perua Weekend) e as lanternas traseiras mais estreitas quesegundo a Fiatforam inspiradas nos modelos Alfa Romeo. Grade e frisos cromados e as linhas pronunciadas na lateral complementam o conjunto.

Na comparação dos itens de sérieo Volks é melhor servidotrazendo a mais que o rival rodas de liga leve de 15 polegadas (opcional de R$ 1.088 no Siena)sensor de estacionamento (R$ 1.022)banco traseiro bipartido (R$ 322) e predisposição para rádio (R$ 259). Apesar de ser mais completoo Polo tem preço R$ 5.199mais "salgado" que o concorrente equiparado com os acessórios do Volks. Nesta configuraçãoo preço do Siena salta para R$ 48.081ante R$ 53.280.

Diferença essa que deve ser levada em consideração. Em uma simulação de financiamento por meio de leasingem 60 meses sem entrada (taxa de juros de 1,39% a.m)as parcelas do Siena saem R$ 1.205,09enquanto que as prestações do Polo SedanR$ 1.333,82. São R$ 128,73 a mais no bolso do cliente que optar em comprar um Sienaque traz porta-malas de 500 litros (63 l maior que o do rival) e motor mais potente.

O sedã VW responde com dimensõesoutro ponto crucial no segmento. Além de ser mais alto (5 centímetros)comprido (4 cm) e largo (2 cm)o Polo Sedan oferece mais espaço para as pernas dos passageiros traseirosem função de sua distância entreeixos ser 9 cm maior que a do Sienaque ostenta 4,15 metros de comprimento1,63 m de largura1,45 m de altura e 2,37 m entre as rodas.

DESEMPENHO

O motor mais potente e a carroceria 53 quilos mais leve do Fiat fazem a diferença entre o propulsor 1.8 Flex e o 1.6 Total Flex do Volks. A versão HLX do Siena entrega 112 cavalos de potênciacom gasolinae 114 cvcom álcool. O torque é de 17,8 kgfm e de 18,5 kgfmna mesma ordem. Valores superiores (mas não distantes na prática) dos 101 cv (gasolina) e 103 (combustível de origem vegetal) do Polo Sedanque oferece 14,3 kgfm e 14,5 kgfmrespectivamente.

Mas o sedã paulista tem um trunfo na manga para encurtar essa distância: o câmbio. De engates precisos e maciosa transmissão mecânica (também utilizada nas linhas GolfBora e Fox) tem ótimo escalonamento de marchasfazendo o Polo Sedan contar com uma dirigibilidade superior à do adversário.

De acordo com as medições do IMTo Siena abastecido com gasolina acelera de 0 a 100 km/h em 12,03 segundosante 12,4 s do Polo Sedan. Ainda com o mesmo combustívelo Fiat retoma de 40 km/h a 80 km/h em 8,21 scontra 8,23 s do rivale (aos 60 km/h) precisa de 10,6 s para retornar aos 100 km/h. Na mesma provao VW gastou 12,03 s.

Trocando de combustívela situação não se inverte. O Siena continua na frente do Polo Sedan na aceleração de 0 a 100 km/h registrando 11,6 s contra 12,04 s. Nas retomadas de 40/80 e de 60/100novamente vantagem para o mineiro: 7,84 s e 10,4 s perante 8,13 s e 11,94 s do Volksrespectivamente. Até nas frenagens houve equilíbrio. Aos 80 km/h o Siena leva 35,5 metros para pararenquanto que o Polo Sedan precisa de 36 m. Aos 100 km/hempate: ambos precisam de 55,2 m para voltar à imobilidade.

Porémno item consumoponto para o Volks. Tanto com álcool como gasolinao modelo mostrou-se mais econômico que o concorrente. Na cidadeo Polo Sedan fez 7,6 km/l com álcool e 11,3 km/l com gasolina. O Siena marcou 7,2 km/l e 9,9 km/l na mesma ordem. No ciclo rodoviário a mesma situação: 11,5 km/l e 15,8 km/l para o Volks contra 10,6 km/l e 14,8 km/l do Fiat.

MERCADO

Oferecido em mais versões e configurações mais acessíveis que o Polo Sedané natural que o volume de vendas do Siena seja bem superior. Na verdadeno acumulado de janeiro e fevereiro de 2008o modelo Fiat teve 14.329 unidades comercializadas — quase o triplo do montante registrado pelo Volks no mesmo período. Não era para menos. A gama Siena parte de R$ 33.660no acabamento ELX 1.0podendo chegar a R$ 44.960na ELX1.4 Tetrafuel.

No primeiro bimestre deste anoo Polo Sedan teve 5.004 licenciamentos. Seus preços partem de R$ 43.710na versão 1.6e vão até R$ 57.490no modelo equipado com o motor 2.0de 116 cv.

 
Avaliação Carsale
Siena
Polo Sedan
Posição de Dirigir
Acabamento
Segurança
Estilo
Consumo
Custo/Beneficio
Itens de série
Espaço Interno
Desempenho
Ergonomia
Conjunto mecânico
Conforto
Avaliação Carsale
3,58
3,67
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Veja abaixo a galeria de fotos:
 
Untitled Document
Ficha Técnica
Siena HLX 1.8
Polo 1.6 Comfortline
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro
Cilindrada (Cm³)
1.796
1.599
Potência (Cv)
112 (G) e 114 a 5.500 rpm (A)
101 (G) 103 a 5.750 rpm (A)
Torque (Kgfm)
17,8 (G) e 18,5 a 2.800 rpm (A)
14,3 (G) 14,5 a 3.250 rpm (A)
Câmbio
Manual de cinco marchas
Comprimento (m)
4,15
4,19
Largura (m)
1,63
1,65
Altura (m)
1,45
1,50
Entre-Eixo (m)
2,37
2,46
Peso (Kg)
1.080
1.133
Porta-Mala (l)
500
432
Suspensão
MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora na dianteira, e Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora na traseira
Independente, tipo McPherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora na dianteira; interdependente, com braço longitudinal e barra helicoidal na traseira
Freios
Dianteiros a disco e traseiros a tambor
Tanque (l)
48
45
Preço (R$)
a partir de R$ 45.390
a partir de R$ 53.280
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