21/02/2006 | 18:33
Canal de Comparativo / Teste

Jeep Cherokee Sport 3.7 V6

Desperdício é usá-lo apenas no asfalto

Autor: Marcelo Goto/Foto: Marcelo Goto
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Página: Jeep Cherokee Sport 3.7 V6
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Não faço idéia de quando o brasileiro passou a incorporar a palavra jipe em seu vocabulário. Só sei que a popularidade do nome se deve ao bom e velho Jeep Willysconhecido por sua valentia longe do asfalto. Hoje os utilitários da marca americana pouco lembram a simplicidade daquele carrinhomaspelo menosduas coisas continuam as mesmas: a vocação no fora-de-estrada e a grade frontal com sete aberturas verticais.

ESTILO E CONFORTO

O Cherokee Sport surgiu em 2002quase 60 anos depois do Willysmas traz semelhanças com seudigamosavô. Prova dissosão os faróis arredondados nas extremidades da grade. Mas a linha 2006à venda no país desde junho do ano passadopassou por leves mudançase a parte frontal foi o principal alvo. As diferenças do modelo atual para a versão anterior estão no pára-choques e na gradeambos com novos formatose no conjunto óticoque passa a contar com dois faróis auxiliares e luzes de pisca-alerta mais elevados. Nas lateraisos pára-lamasde plásticoficaram mais robustos para proteger a pintura de raspões em galhos e rochas.

Por dentroalém da troca dos tecidos de revestimentoas alterações se limitaram aos mostradores do painelque receberam fundo cinza e graduações brancasproporcionando boa visualização; e aos botões dos vidros elétricossituados no console central. Agoraquem vai atrás precisa esticar o braço se quiser abrir os vidros. A Jeep também poderia repensar o tamanho do porta-luvas e dos compartimentos para guardar objetos das portas. Eles poderiam ser um pouco maiores.

A posição de dirigirelevadagarante boa visibilidade. Atráso espaço é suficiente para acomodar duas pessoas com confortoprincipalmente se o piso for irregular.

Depois de conferir quepelo menos na aparênciao Cherokee Sport continua fiel às suas origensfaltava saber se ele manteve sua vocação off-road.

DESEMPENHO

Sob o capô do jipão há um motor V6de 3.7 litros a gasolinacapaz de entregar 211 cavalos de potência a 5.200 rpm e 31,1 kgfm de torque a 4.000 rpm. A versão atual é 33 cv mais potente que a anteriorque usava um motor de seis cilindros em linha. O câmbio que equipa o utilitário é automático eletrônico de quatro marchas. O seletor aciona com facilidade e responde bem às solicitações do condutor. Ao posicioná-lo em Dé possível anular o overdrive apertando um pequeno botão situado sob o pomo da alavanca. Em condições normaiso motor estica até 5.800 rpm antes de trocar automaticamente de marcha.

À esquerda do câmbiohá uma alavanca que aciona a tração 4x4. O manejo é simplesmas é preciso um pouco de força no braço para engatar. O sistema usa caixa de transferência temporária Command-Tracpois o veículo não dispõe de diferencial central – o traseiro é autobloqueante. A tração 4x4Hi pode ser engrenada com o carro em movimento a até 80 km/hmaspara engatar a reduzidaé preciso que o carro esteja parado.

De acordo com medições feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)o Cherokee Sport acelera de 0 a 100 km/h em 10,33 segundosabaixo dos 10,8 s declarados pela DaimlerChrysler do Brasil. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. Já as retomadas de 40 a 100 km/h e 60 a 100 km/h são feitas em 9,16 s e 7,64 srespectivamente. No quesito frenagemainda segundo dados do IMTo jipe precisa de 27 metros para parar totalmente a uma velocidade de 60 km/h. Já a 100 km/h são necessários 62,9 m.

Masquando o assunto é consumoos números não empolgam muito. Com 1 litro de gasolinao utilitário percorre 5 quilômetros na cidade e 9,2 quilômetros na estrada. As medições de ruídopor sua vezapontaram o que já havíamos notado durante a avaliação. Conforme a rotação do motor sobeo barulho dentro da cabine fica mais aparente. São 66 dBa 80 km/he 69 dB a 100 km/h.

A suspensão dianteira é independente de quatro braços articulados e a traseira usa três braços articuladoscom eixo traseiro rígido. Os freios são a disco ventilado com ABS nas quatro rodascom uma unidade de controle hidráulico e o mesmo acionador elétrico usado no Grand Cherokee. Rodando no asfaltoo Cherokee oferece estabilidade nas curvasembora a carroceria incline um pouconas mais fechadas.

Fora do asfaltoo jipe mostra que herdou alguns atributos do velho Willys. Ele tem bons ângulos de entrada (38º) e saída (32,3º) e 24 cm de altura livre do solo e enfrentou bem uma trilha no município de Santana do Parnaíbana Grande São Paulorepleta de rampas e declives acentuados e erosões. O passeio só não foi completopois não havia uma poça de lama sequer.

MERCADO

Ano passadoo Cherokee Sport chegou ao mercado custando R$ 137 milR$ 22 mil a mais que seu preço de tabela atual. Em 2005segundo dados do Renavamforam emplacadas 200 unidades do jipão. Para esse anoo modelo passa a contar com um pacote de itens de segurança de sérieque inclui controle eletrônico de estabilidade (ESP)controle de tração (ASR) e sistema de auxílio de frenagem de emergência (BAS). Vantagens a serem levadas em contadiante dos concorrentes.

 
Avaliação Carsale
Jeep Cherokee Sport 3.7 V6
Posição de Dirigir
Acabamento
Segurança
Estilo
Consumo
Custo/Beneficio
Itens de série
Espaço Interno
Desempenho
Ergonomia
Conjunto mecânico
Conforto
Avaliação Carsale
3,5
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Veja abaixo a galeria de fotos:
 
Untitled Document
Ficha Técnica
Jeep Cherokee Sport 3.7 V6
Motor
Dianteiro, 6 cilindros em V (90º), SOHC, 12 válvulas
Cilindrada (Cm³)
3.701
Potência (Cv)
211 a 5.200 rpm
Torque (Kgfm)
32 a 3.800 rpm
Câmbio
automático, de quatro marchas
Comprimento (m)
4,49
Largura (m)
1,81
Altura (m)
1,81
Entre-Eixo (m)
2,65
Peso (Kg)
1.867
Suspensão
Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
Freios
Discos duplos ventilados, na frente, e discos rígidos, atrás
Tanque (l)
70
Preço (R$)
a partir de R$ 115 mil
Taxa de Compressão
9,1:1
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Veja Também:
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