11/05/2009 | 14:24
Canal de Avaliação

Ford Fusion 2010

Nova geração do sedã de luxo está mais musculosa

Autor: Daniel Magri/Foto: Manente Fotografias
  • Facebook Facebook
  • Twitter Twitter
  • Myspace Myspace
  • Orkut Orkut
  • Bookmarks Bookmarks
Página: Ford Fusion 2010
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Para enviar para mais de uma pessoa, separe os e-mail por ponto e vírgula
Seu Nome:
Seu Email:
Comentários:
Elegância e esportividade. Esta foi a combinação adotada pela Ford na nova geração do sedã de luxo Fusion. O modelo foi apresentado nesta quinta-feira (7)à imprensa especializada brasileirana Praia do Fortena Bahiaquatro meses após sua estréiadurante a última edição do Salão do Automóvel de Detroitnos Estados Unidos. O visual do sedã caracteriza-se pelo aspecto robusto e musculosoem comparação à sobriedade da geração anterior. Com lançamento simultâneo em diversos mercadoscomo CanadáColômbiaBrasilEstados Unidos e Méxicoo Fusion 2010 chega às revendas da Ford no País em junhocom novas opções de motorização. Assim como o antecessoro modelo é produzido na fábrica mexicana de Hermosillo.

Líder do mercado de sedãs entre R$ 80 mil e R$ 100 milo Fusion 2010 não teve o preço da versão de entrada alterado. A opção SELequipada com motor 2.5 l de quatro cilindros e 16V é capaz de desenvolver 173 cve parte de R$ 84,9 mil. Com teto solaro único opcional disponívelo valor salta para R$ 88,9 mil. Já o topo de linhacom o inédito bloco 3.0 l V6 de 243 cvchega ao mercado brasileiro por R$ 99,9 mil – ou R$ 103,9 milcom teto solar.

ESTILO

O Fusion 2010 é um dos carros que fazem parte dos planos de globalização da Ford – os outros são o Fiesta europeu e o Focus. O projeto contou com a participação dos estúdios de design da Ford espalhados pelo mundoinclusive o brasileiro. Desta formasegundo o chefe de Design da Ford América do SulJoão Marcos Ramosinformações sobre a cultura de diferentes países podem ser coletadaslevando ao aprimoramento do veículo finaltornando-o apto a diferentes mercados.

Para esta nova geração do Fusiona Ford decidiu abandonar as linhas clássicas da versão anterior. Por issoo modelo 2010 não é um simples ‘facelift’. Apesar de a plataforma ser a mesma do antecessora carroceria traz visual anabolizado e passa a contar com elementos que o tornam um modelo quase inédito. Entre eles está a linha de cintura altaque deixa o sedã com uma atitude mais agressivareforçada pelas rodas de liga leve de 17 polegadas.

Na frentea grade de três barras cromadasuma das características mais marcantes do sedãfoi ampliada e está mais aparente. Os faróis também contam com novo desenho e ganharam fundo escurecido e projetores elípticos. A traseira tem novas lanternascom iluminação tipo colméia. As lentes agora são vermelhasabandonando a antiga versão transparentecom contornos cromadose que davam ao carro uma aparência de carro ‘tunado’. A tampa do porta-malas também foi redesenhada e agora vem com luz auxiliar de freio acima do friso cromado. A motorização V6 ainda traz dupla saída de escape como diferencial.

Em um sedã que conta com uma carroceria de 4,84 metros de comprimento1,83 m de largurae 2,72 m de distância entreeixosespaço interno é o que não falta. Ele acomoda até cinco pessoassendo que os três ocupantes do banco de trás viajam confortavelmente. A capacidade do porta-malasde 530 litrosfoi mantida da geração anterior. O mesmo ocorreu com o dispositivo que permite a abertura da tampa do bagageiro por dentro. Os assentosrevestidos de couroganharam novo padrão e costuras de tom claro. O mesmo detalhe foi aplicado ao volante e às alavancas de câmbio e freio de estacionamento. Os bancos dianteiros vem com ajuste elétrico de altura e profundidade.

Outras novidades de destaque são o sistema de áudio Premium Sounddesenvolvido pela Sony e equipado com CD/MP3 player para seis discosentrada auxiliar e 12 alto-falantes; e ar-condicionado digital dual zone e sistema de personalização Ambient Lightinque permite escolher entre sete cores para iluminar pontos internos da cabinecomo o contorno do porta-copos instalado no console central. O quadro de instrumentos com iluminação permanentena cor azul esverdeada Ice Bluetem superfície tridimensional e produz o efeito de uma jóiafacilitando a leitura durante o dia.

Contudoo item tecnológico mais atraente do novo Fusion é o sistema de mídia e entretenimento Syncdesenvolvido pela Ford em parceria com a Microsofte disponível apenas na versão V6. Ele inclui DVDCD/MP3 player Sony com conexão para Apple iPodUSB e Bluetoothpara telefonia móvelalém do chamado Jukeboxrecurso capaz de armazenar até 10 GB de músicas e imagens em seu disco rígido. O Sync ainda oferece ao motorista a opção de controlar as funções de áudiotelefone e ar-condicionado por voz ou por meio de toques na tela LCDde oito polegadas.

DESEMPENHO

Tanto o motor quatro cilindros como o V6 são produzidos com blococárter e cabeçote de alumínio e contam com duplo comando de válvulas variável i-VCTque otimiza o consumo de combustível e a oferta de torque. O modelo equipado com propulsor Duratec 3.0lde seis cilindrosgrande novidade na gama 2010 do Fusioné capaz de desenvolver 243 cv de potência e torque de 30,8 kgfm (a 4.300 rpm). Ao conduzir o sedã por trechos rodoviários na região da Praia do Fortena Bahiaa dirigibilidade mostrou-se bastante agradável e transmitiu segurançamesmo com a pista molhada pela chuva. Esse cenário ajudou a perceber melhor a atuação da tração integral nas quatro rodas (AWD)equipamento exclusivo da versão V6. Mesmo em velocidades mais altaso carro se manteve agarrado ao piso.

O modelo equipado com o bloco Duratec 2.5 l de quatro cilindros e 16V desenvolve a potência de 173 cv (a 6.000 rpm) e torque de 22,9 kgfm (a 4.000 rpm). Ele substitui o 2.3 lde 163 cv. E apesar de menos potente que o seis cilindrosa unidade 2.5 responde rápido às investidas sobre o pedal do acelerador. Em ambas as versõeso conforto é garantido graças a elementos como o sistema de suspensão dianteira independenteem formato de triângulo (SLA) – encontrado em modelos potentes –e ao parabrisa de laminação acústicacapaz de impedir a passagem de ruídos (inclusive do vento) para a cabine. Outro destaque é o sistema de direção elétricaque equilibra a rigidez do volante de acordo com a velocidade. Além dissoela exige menos energia do motor para funcionar e tem diâmetro de giro menor – 11,4 m –facilitando as manobras em espaços limitados.

Os dois motores estão associados a uma nova caixa de transmissão automática de seis marchas. Seu funcionamento é suave e os engates não produzem trancos. A opção V6 traz recurso de trocas sequenciaispor meio de toques na alavanca. Esta variante ainda conta com a opção “Grade Assist”que reforça a atuação do freio-motor em descidas mais íngremes.

Segundo a Fordo Fusion 2010 com motor V6 pode sair da inércia e chegar aos 100 km/h em 8,5 segundos. A empresa ainda afirma que a média de consumo é de 7,3 km/lna cidadee 11,7 km/lna estrada. O motor 2.5por sua vezpode levar o veículo de 0 (zero) a 100 km/h em 9,9 s. O consumo anunciado para esta unidade é de 9,2 km/lem ciclo urbanoe 14,4 km/lna estrada. Ambas as versões tem velocidade máxima limitada em 180 km/h.

O pacote de itens de segurança do Fusion 2010 inclui seis airbags (frontaislaterais e tipo cortina)freios a disco nas quatro rodas com antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O modelo ainda possui controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC) e tração (AdvanceTrac)responsável por distribuir o torque em cada roda e evitar derrapagens. Por fimele conta com tecnologia de alerta pós-acidenteque aciona automaticamente as luzes de emergência e a buzina em caso de colisão.

MERCADO

De acordo com a Fordo novo Fusion tem a missão de “elevar a imagem do produto a um novo patamar”. Para issotodas as modificações realizadas na gama 2010 do carro tem um propósito simples: atrair um público mais jovem. É neste tipo de consumidor que a empresa enxerga um novo campo para o Fusion e fazer frente aos seus principais concorrentes.

A lista de rivais do Fusion é grande. A versão 2.5por exemploenfrenta modelos como o VW Jettao Honda Accordo Honda Civic EXS e o Toyota Corolla SEG. Todos eles encontram-se na mesma faixa de preço. Somente Civic (R$ 83,8 mil) e Corolla (R$ 82.778)têm preços abaixo dos R$ 84,9 mil da versão de entrada do Fusion.

É política da Ford não divulgar projeções do volume de vendasmas o fabricante aposta alto na versão V6embora admita não saber como o modelo será recebido pelo mercado brasileiro. Segundo o gerente geral de Marketing da Ford BrasilAntônio Baltar50% das unidades trazidas do México para o Brasil estarão equipadas com o motor de seis cilindros. Pela frenteo Fusion V6 terá o Hyundai AzeraChevrolet OmegaVW Passat e Peugeot 407. Este é um dos segmentos mais concorridos no País ecom esta renovaçãoo Fusion ganha novo fôlego para participar da briga.


 
 
Publicidade
Veja abaixo a galeria de fotos:
 
Untitled Document
Ficha Técnica
Ford Fusion 2010 2.5l 16V
Ford Fusion 2010 3.0l V6 24V
Motor
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, com bloco, cárter e cabeçote de alumínio, a gasolina, com sistema variável de abertura das válvulas de admissão (i-VCT)
Dianteiro, V6, 24 válvulas, com bloco, cárter e cabeçote de alumínio, a gasolina, com sistema variável de abertura de válvulas de admissão (i-VCT)
Cilindrada (Cm³)
2.488
2.976
Potência (Cv)
173 a 6.000 rpm
243 a 6.550 rpm
Torque (Kgfm)
22,9 a 4.000 rpm
30,8 a 4.300 rpm
Câmbio
Automática de 6 velocidades
Automático, seqüencial, de 6 marchas
Comprimento (m)
4.841
Largura (m)
1.835
Altura (m)
1.445
Entre-Eixo (m)
2.728
Peso (Kg)
1.520
Porta-Mala (l)
530
Suspensão
Independente tipo (SLA) Short Long Arm, com barra estabilizadora, amortecedores pressurizados e molas helicoidais, na dianteira, e independente tipo multi-link com barra estabilizadora, amortecedores pressurizados e molas helicoidais, na traseira
Freios
À disco, nas 4 rodas, com ABS de 4 canais
Tanque (l)
66
62
Preço (R$)
A partir de 84.900
A partir de 99.900
Consumo (dados de fábrica - km/l)
9,2 (cidade), 14,4 (estrada)
7,3 (cidade), 11,7 (estrada)
Velocidade Final (km/h)
180 (limitada eletronicamente)
Compartilhamento de Cargas - volume (m³)
Publicidade
Veja Também:
Av do Estado, 5200, CEP: 01516-000, São Paulo - SP --- Copyright 2000-2013 Carsale.com.br - Todos os direitos reservados